CESAREIA: Um projeto de salvaguarda do património bibliográfico da Igreja Católica em Portugal

Otimizar tarefas, promover a cooperação institucional e assegurar a eficácia de um trabalho em rede são alguns dos grandes desafios deste projeto

Na vasta tarefa de salvaguarda e valorização do património cultural da Igreja, agenciar formas de apoio às dioceses tem sido, de longa data, uma preocupação do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Conscientes da impossibilidade de acorrer, cabalmente, à premência das muitas necessidades neste domínio, constitui atual prioridade de atuação o desenvolvimento do projeto CESAREIA.

Iniciativa que visa estabelecer uma dinâmica global de atuação na área do livro e das bibliotecas, consentânea com os atuais padrões de intervenção, pretende ainda assegurar uma mais ampla divulgação dos acervos, por norma valiosos e desconhecidos do público em geral, em ordem à sua partilha e respeito pela identidade específica de que são portadores.

Proporcionando às instituições integradas o acesso a um relevante leque de ações, nos domínios da catalogação, normalização e conservação preventiva, destaque merece ainda, nesta fase dos trabalhos, a disponibilização online de um catálogo coletivo, a implementação de um sistema de gestão profissional e a requalificação técnica dos agentes envolvidos.

Projeto que abrange um elevado número de instituições (bibliotecas diocesanas, de seminários, universitárias, de colégios, ordens religiosas, entre outras), apenas numa consequente e comprometida união de esforços poderá ancorar-se essa tão almejada potenciação de recursos. Otimizar tarefas, promover a cooperação institucional e assegurar a eficácia de um trabalho em rede, são alguns dos grandes desafios deste projeto. O sonho de um lugar coletivo, de acesso comum, partilha e conhecimento, nasce pois desta concertação de sinergias. Ao repto lançado, correspondeu já um considerável número de bibliotecas, neste que se augura como um projeto referencial, no processo de salvaguarda e valorização do património cultural da Igreja Católica em Portugal.

Sandra Costa Saldanha

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR