Escola: Igreja deve ajudar adolescentes a descobrirem «valor extraordinário» da família, diz responsável do setor

Comissão Episcopal da Educação Cristã promoveu encontro nacional de alunos de EMRC do Ensino Secundário

Lisboa, 16 abr 2012 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Francisco dos Santos diz que a Igreja deve ajudar os adolescentes a abrirem o coração ao “valor extraordinário” e imprescindível” da família.

Numa intervenção disponibilizada pelo site do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), aquele responsável classifica a família como um “espaço abençoado” de abrigo, de amor, de alegria e de partilha, “dom de Deus” que os educadores católicos devem saber “propor” aos mais novos como projeto de vida.

Um repto que o bispo de Aveiro lançou durante o 2.º Encontro Nacional do Ensino Secundário, que decorreu sexta-feira e sábado em Vila Nova de Gaia, Diocese do Porto, com a presença de 250 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

A iniciativa, intitulada ‘Navegar… com o EMRC’, teve como principal objetivo reforçar nos adolescentes o tema que tem dominado o plano de atividades da disciplina, ao longo do ano letivo 2011-2012, “família, escola e porto de abrigo”.

D. António Francisco dos Santos defendeu que se trata de uma temática “fundamental” para o “crescimento” dos mais novos, “na vida, na alegria e na fé” e comparou “pais, irmãos e avós” a uma “âncora”, sem a qual é impossível participar na “viagem” da vida.

O bispo concluiu a sua intervenção desafiando os participantes a serem portadores da “boa nova” da Páscoa, nos seus diversos ambientes.

“Cristo Ressuscitou, ele está vivo e no meio de nós. Sede mensageiros desta alegria pascal e levai às vossas famílias esta mensagem”, sublinhou.

Os estudantes de EMRC, vindos de diversas dioceses do país, tiveram a oportunidade de refletir sobre todos estes apelos, durante um passeio de barco pelo rio Douro, com o auxílio de uma “carta de marear” que tinha como pontos de referência os “valores da família”.

Durante a subida de barco, entre Gaia e Régua, os mais novos realizaram também um concurso de fotografia intitulado ‘Por este rio Douro’, em que foram convidados a ilustrar o contributo da disciplina de EMRC, na construção do projeto de vida de cada um.

Posteriormente, com o apoio dos professores, cada turma selecionará três fotografias para enviar (até 29 de abril) para o SNEC, a partir do endereço snec@snec.pt.

Todo o material reunido será depois organizado por aquele organismo, a fim de ser sujeito a uma votação online, em www.facebook.com/educris.pt, com a participação de todos os alunos – a fotografia que tiver mais “gostos” ganha o concurso.

Todas as fotos que tomarem parte na iniciativa serão ainda colocadas, devidamente identificadas, num album próprio a criar na página da Educação Cristã no facebook. 

O coordenador nacional do departamento de EMRC, professor Dimas Pedrinho, destacou o facto de a “escolha das fotografias e o processo de votação permitir a troca de experiências entre os participantes no encontro nacional e os restantes colegas que não marcam presença”.

“Esta comunhão entre alunos que fizeram a mesma opção em termos de formação, moral e religiosa na escola é fundamental”, concluiu.

SNEC/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top