Tema vai ser abordado durante o II Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário de Educação Moral e Religiosa Católica
Lisboa, 12 abr 2012 (Ecclesia) – Cerca de 250 adolescentes vão reunir-se esta sexta-feira e sábado, em Vila Nova de Gaia, no Porto, para participarem no II Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, dedicado à família enquanto “escola de vida e proteção”.
Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, o professor Dimas Pedrinho, coordenador do departamento nacional da disciplina, esclarece que o principal objetivo da iniciativa, intitulada “Navegar… com a EMRC”, é “levar os alunos a encararem a família como uma instituição que os protege, mas que também precisa de ser protegida”.
Segundo aquele responsável, trata-se sobretudo de reforçar junto dos mais novos o “valor” de uma estrutura “basilar para a sociedade”, aos olhos da doutrina católica.
“A adolescência é um período de aventura, de experiência, mas também de rebeldia, em que por vezes a relação familiar é posta em causa”, aponta o docente, adiantando que o programa do encontro deverá despertar a consciência dos alunos, a partir da reflexão pessoal e da troca de experiências.
A proposta central do evento vai envolver um passeio de barco pelo rio Douro, em que o percurso representará “a própria viagem que é a vida” e o cais de partida e chegada será simbolicamente ligado à família, que “está sempre presente e dá segurança”.
“A intenção passa por ir ainda um pouco mais longe, fazer com que os adolescentes encarem o cais como a imagem do próprio Deus, que é sempre fiel, independentemente das idas e vindas da humanidade”, acrescenta Dimas Pedrinho.
Outra atividade em destaque será um concurso de fotografia intitulado “Por este rio Douro”, em que os mais novos serão desafiados a “olhar para si próprios e para os colegas” e a ilustrar o “contributo da disciplina de EMRC na construção do projeto de vida de cada um”.
Posteriormente, em cada escola, com o apoio dos professores, cada turma seleccionará três fotografias para enviar (até 29 de abril) para o Secretariado Nacional de Educação Cristã, a partir do endereço educacao-crista@sapo.pt.
Todo o material reunido será depois organizado e publicado no site daquele organismo, a fim de ser sujeito a uma votação online, com a participação de todos os alunos.
O coordenador nacional do departamento de EMRC destaca o facto da “escolha das fotografias e o processo de votação permitir a troca de experiências entre os participantes no encontro nacional e os restantes colegas que não marcam presença”.
“Esta comunhão entre alunos que fizeram a mesma opção em termos de formação, moral e religiosa na escola é fundamental”, complementa.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, na primeira edição do evento, dedicada à reflexão sobre o conceito de “beleza”, este encontro nacional irá servir também para reforçar os laços entre “professores de diferentes pontos do país”.
De acordo com Dimas Pedrinho, as atividades que foram sendo realizadas ao longo do ano letivo, todas à volta da temática da família, têm tido uma “participação muito interessante” da parte dos alunos.
Aquele responsável saúda também de modo especial a “sintonia” que existe atualmente entre os docentes, as estruturas diocesanas e o secretariado nacional de EMRC.
JCP