Guarda: Compasso pascal dá novo ritmo à aldeia de Alverca da Beira

«Romaria» de porta em porta, a anunciar a ressurreição de Cristo, chama de volta os filhos da terra que partiram para outros pontos do país

Guarda, 10 abr 2012 (Ecclesia) – A aldeia de Alverca da Beira, na diocese da Guarda, preserva a tradição do compasso ou da visita pascal, evocativa da ressurreição de Cristo, como uma ocasião de festa, de convívio fraterno e de reencontro familiar.

Em entrevista à ECCLESIA, o padre António Freire, responsável por aquela paróquia do concelho de Pinhel, com cerca de 460 habitantes, fala de uma iniciativa “muito enraizada” que ajuda a dar um ritmo novo à vida da comunidade.

“As casas estão abertas a toda a gente, não há guerras, não há divisões, porque é um motivo que aproxima muito as pessoas”, sublinha.

Em algumas regiões caída em desuso, recuperada em outras, a tradição do compasso acontece habitualmente no Domingo da Ressurreição ou nos dias seguintes, dentro do tempo pascal.

“O sacerdote chega, faz a saudação, em primeiro lugar com o sinal da cruz, anuncia que Cristo está vivo, as pessoas respondem com o aleluia, ele faz uma pequena oração de bênção para a família, a casa é benzida com água benta e depois dá a cruz a beijar”, descreve o padre António Freire.

Segue-se depois o convívio com as pessoas, em que “há sempre alguma coisa para partilhar, comida, bebida e sobretudo a boa vontade”.

No caso de Alverca da Beira, a “romaria” de porta em porta já se transformou num “dia santo”, num “feriado” que chama de volta à terra muitas pessoas que entretanto partiram para outros pontos do país.

O sacerdote de 45 anos, que chegou recentemente àquela região, depois de quase duas décadas de serviço pastoral em outras paróquias, destaca a dedicação da população, que sente “mesmo necessidade” de sair à rua e de participar no compasso.

“As pessoas perguntam por horários”, querem saber “se há e o que é que se vai fazer, porque querem vir e guardam o dia, não acontecendo elas ficariam muito tristes”, salienta aquele responsável, que encara esta experiência como uma forma de “criar laços” com os fiéis.

Com mais cinco paróquias para acompanhar, como por exemplo Souropires e Bouça Cova, o padre António Freire conta com a ajuda de seminaristas e jovens para levar a todas as casas a novidade de Cristo ressuscitado.

A vivência do compasso pascal na aldeia de Alverca da Beira, diocese da Guarda, vai poder ser acompanhada esta sexta-feira, no programa ECCLESIA, a partir das 22h45, na Antena 1.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top