Prémio ‘Árvore da Vida’ vai ser entregue no festival pelo terceiro ano consecutivo
Lisboa, 26 abr 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai participar pelo terceiro ano consecutivo no Festival de Cinema Independente de Lisboa (IndieLisboa), que decorre entre hoje e 6 de maio, com a entrega do prémio Árvore da Vida.
Para a atribuição da distinção, que contempla as curtas e longas metragens da competição e tem o valor monetário de 2000 euros, vão participar como júri paralelo a professora e investigadora Inês Gil, a jornalista Margarida Ataíde, ambas do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e Rui Martins, do mesmo organismo, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelos promotores da iniciativa.
Entre os 233 filmes nacionais e internacionais que fazem parte da nona edição daquele festival, destaque para as longas-metragens “A Casa”, de Júlio Alves, “Em Segunda Mão”, de Catarina Ruivo, e o documentário “Jesus por um dia”, de Helena Inverno e Verónica Castro.
Este último “segue de perto os prisioneiros duma cadeia transmontana nos seus preparativos da encenação da Via-sacra”, realça a mesma nota.
O programa do IndieLisboa 2012, apresentado esta terça-feira na capital portuguesa, inclui sobretudo obras de ficção mas também abre espaço ao documentário, à animação e ao cinema experimental.
A iniciativa, que integra ainda uma secção reservada aos mais novos, intitulada “Indiejunior”, vai decorrer na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres.
MA/JCP/OC