Bento XVI defende acesso universal à água

Papa assinalou concusão de fórum internacional, em Marselha, antes da celebração do Dia Mundial dedicado a esta causa

Cidade do Vaticano, 18 mar 2012 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje, no Vaticano, a um acesso universal à água, assinalando a conclusão do VI Fórum Mundial dedicado a este tema, que decorreu em Marselha, França, entre segunda-feira e sábado.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação do Angelus, o Papa exortou a comunidade internacional a “garantir a todos um acesso equitativo, seguro e adequado à água”, promovendo assim “os direitos à vida e à nutrição de todos os seres humanos”.

Bento XVI pediu ainda um “uso responsável e solidário dos bens da terra, em benefício das gerações futuras”.

A intervenção papal recordou que na quinta-feira vai ser celebrado o Dia Mundial da Água, que este ano sublinha “a ligação fundamental deste recurso precioso e limitado com a segurança alimentar”.

A Santa Sé marcou presença no sexto Fórum Mundial e lançou um novo documento no qual apelou à ação “urgente” da comunidade internacional para assegurar o acesso à água por parte da população mundial, sublinhando que este não é “um bem meramente mercantil”, mas “público”.

O Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), organismo que representou a Santa Sé no encontro, sublinha que “se é compreensível e lógico que os atores privados tendam a desenvolver atividades rentáveis, eles não devem esquecer que a água tem um valor social e deve ser acessível para todos”.

A Santa Sé deixa votos de que em 2012 sejam tomadas “decisões incisivas” neste campo, antes de recordar que o aquecimento global e as alterações climáticas vão afetar os recursos disponíveis.

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março, por iniciativa da Conferência da ONU sobre o Ambiente e o Desenvolvimento de 1992 (Rio de Janeiro, Brasil).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top