Lisboa: Capela católica afirma-se como marco de espiritualidade no meio da azáfama do consumismo

Espaço dedicado a Nossa Senhora das Descobertas oferece proposta diferente num centro comercial

Lisboa, 13 mar 2012 (Ecclesia) – Na capela do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, há uma comunidade católica que começa a crescer e a firmar raízes, um marco de espiritualidade no meio de um território normalmente reservado à azáfama do consumismo.

“É pena que não exista a celebração da eucaristia todos os dias porque há muitas igrejas paroquiais que não têm, de semana, tantas pessoas como estão aqui”, sublinha o cónego José Augusto Traquina.

Em entrevista à Ecclesia, o sacerdote de 58 anos traça o retrato a uma realidade que acompanha há cinco anos, quando assumiu os destinos da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.

A pequena capela consagrada a Nossa Senhora das Descobertas foi aberta ao público em 1997, acompanhando a inauguração do espaço comercial que serve a zona norte de Lisboa.

Com a colaboração de outro sacerdote, o padre Fernando Guerra, o local de culto acolhe atualmente quatro eucaristias por semana, uma à quinta, outra à sexta e duas ao domingo, e desafia à celebração diária do rosário.

Além destas iniciativas, todas as sextas-feiras até à Páscoa estão a ser preenchidas com a oração da via-sacra.

De acordo com o padre José Traquina, trata-se de um esforço “que se justifica”, já que as pessoas começam a criar laços entre si, apesar de não pertencerem a um bairro ou a uma paróquia específica.

“Há muitas dezenas de pessoas que já se habituaram à hora das celebrações”, outras que “estão longe mas que têm mais facilidade de transporte” para esta zona, e outras que “juntam o útil ao agradável”, vindo à missa e ao centro comercial.

Preservar e desenvolver a “dimensão familiar” que se começa a criar é o grande desafio que o sacerdote natural de Alcobaça tem pela frente.

Outro objetivo passa por criar condições para que a capela de Nossa Senhora das Descobertas seja cada vez mais “descoberta” pelas pessoas, a começar pelos lojistas e empregados que trabalham naquela grande superfície.

Por isso, durante a semana a seguir à Pascoa, os responsáveis católicos vão percorrer todos os pisos do estabelecimento comercial, a fim de levarem “com simplicidade” a fraternidade cristã a mais pessoas.

Antes disso, na Sexta-feira Santa, a igreja do Colombo vai ser também ponto de partida para a tradicional via-sacra organizada pela paróquia de Benfica.

Situada num espaço contíguo ao piso -1 do centro comercial, aquela estrutura “silenciosa e acolhedora” pretende afirmar-se cada vez mais como um baluarte de evangelização no meio da população lisboeta.

Em preparação está inclusivamente um hino dedicado a Nossa Senhora das Descobertas, que terá como tema o “encontro de culturas e de pessoas”.

A presença católica em espaços como este vai estar em destaque no programa ECCLESIA da Antena 1, no próximo domingo, a partir das 06h00.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top