Vaticano: Papa apresentou confissão como resposta à «necessidade humana de infinito»

Bento XVI recebeu cardeal Monteiro de Castro e participantes em curso promovido pela Penitenciaria Apostólica

Cidade do Vaticano, 09 mar 2012 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, e os mais de mais de 700 participantes num curso sobre a confissão promovido pela Penitenciaria Apostólica.

O Papa disse aos presentes que o esforço de “nova evangelização” da Igreja Católica “parte também do confessionário”, ao oferecer uma resposta à “necessidade humana de infinito”.

“A conversão real dos corações, que é abrir-se à ação transformadora e renovadora  de Deus, é o ‘motor’ de qualquer reforma e traduz-se numa verdadeira força evangelizadora”, declarou.

No seu discurso, Bento XVI referiu que os cristãos são chamados a anunciar a “possibilidade de encontro entre o homem de hoje e Jesus Cristo”, particularmente numa época que considerou de “emergência educativa” e relativismo.

O Papa destacou ainda a “importância para a vida da fé” do sacramento da Reconciliação, sublinhando a necessidade de uma “adequada preparação teológica, espiritual e canónica” dos confessores.

“A esperança de que Ele [Deus] está próximo e na sua misericórdia espera o homem, mesmo que esteja envolvido no pecado, (…) é sempre uma luz de esperança para o mundo”, acrescentou.

Esta sessão de estudos promovida pelo tribunal da Penitenciaria Apostólica foi a primeira presidida pelo cardeal Monteiro de Castro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top