Cultura: Igreja precisa de manter diálogo «harmonioso» com «várias vozes», considera bispo auxiliar de Braga

D. Manuel Linda diz que é preciso recusar o confronto e evitar «a absorção das culturas autóctones por uma hegemonia neocolonialista»

Lisboa, 09 mar 2012 (Ecclesia) – D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, considera que “a Igreja é chamada a favorecer um diálogo harmonioso e a várias vozes” com a cultura.

Em artigo publicado hoje no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), o responsável defende que é preciso “confrontar, compenetrar, intercambiar, relacionar e colocar as diversas culturas em diálogo”.

“A ’nova ordem mundial’ só pode acontecer mediante uma gramática relacional que evite a absorção das culturas autóctones por uma hegemonia neocolonialista e não siga pelos caminhos do confronto, como parecem desejar alguns setores radicais ao opor o Islão ao Ocidente”, aponta D. Manuel Linda.

O prelado salienta que os católicos precisam de manter “religiosamente” as linguagens e ao mesmo tempo “repensar técnicas e conceitos”.

O texto de D. Manuel Linda é o primeiro que o SNPC pediu a diversas personalidades do mundo da Igreja e da Cultura em Portugal, retomando o debate aberto na edição de novembro da publicação semestral “Observatório da Cultura”.

Nas próximas semanas vão ser apresentadas outras perspetivas, que têm em comum a resposta à pergunta “O que é mais importante (criar, manter, repensar) na relação da Igreja com a cultura?”.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top