Funchal: Cáritas forma voluntários para combater isolamento dos idosos

«Comunidade deve ser a primeira a dar apoio» salienta o presidente da organização católica, José Manuel Barbeito

Funchal, Madeira, 09 mar 2012 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana do Funchal está a implementar um plano de formação em serviços de proximidade, para combater o isolamento da população mais idosa da região, sobretudo nas zonas urbanas.

Em entrevista à ECCLESIA, no âmbito da Semana Nacional da Cáritas que decorre até ao próximo domingo, o presidente da organização católica madeirense adianta que se trata de um projeto “não só para este ano mas para sempre”, uma vez que a população da região está cada vez mais envelhecida.

“Isto vai dar à Cáritas um conjunto de voluntários que irão ter um relacionamento muito mais próximo, de amizade, de acompanhamento em casa, para que o idos tenha um amparo”, sublinha José Manuel Barbeito.

O plano de proximidade, que está a ser posto em prática no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, conta com a colaboração da Casa do Voluntário do Funchal.

Uma vez que esteja completamente estruturado, será mais um passo para a autonomia de serviços que a Cáritas pretende implementar na diocese.

“A mensagem que temos deixado é que a comunidade deve ser a primeira a dar apoio, mas a partir do momento em que é incapaz, deve reencaminhar para a Cáritas diocesana”, esclarece o presidente.

Até agora, a organização sócio caritativa “tem conseguido responder ao aumento de pedidos de ajuda”, com o apoio das estruturas paroquiais e outras instituições, quer civis quer estatais.

Em 2011, os serviços centrais da Cáritas do Funchal apoiaram cerca de 800 famílias, num total de 2772 pessoas, sobretudo ao nível da alimentação, o que dá uma média de 231 atendimentos por mês.

Uma contabilidade que, a avaliar pelos últimos dados recolhidos, poderá ser ultrapassada este ano, já que só em janeiro o organismo atendeu 330 pessoas desfavorecidas.

Segundo José Barbeito, mais do que assistir as famílias nas suas necessidades, através do fornecimento de alimentos, mobiliário, electrodomésticos ou outro tipo soluções, o principal objetivo é “envolver as pessoas” num programa de reestruturação de vida.

A organização está a aproveitar a Semana Nacional da Cáritas, este ano subordinada ao tema “Edificar para o bem comum: uma tarefa de todos e de cada um”, para uma “reflexão interna”, no sentido de poder continuar a “dar as respostas mais adequadas”.

O programa Ecclesia na Antena 1 vai abordar o momento atual das diversas Cáritas diocesanas, numa emissão marcada para domingo, a partir das 6h00.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top