Beja: Bispo diz que há uma rede de «solidariedade» a construir

Semana nacional da Cáritas oferece às pessoas “uma possibilidade concreta de crescer na capacidade de amar”, sustenta D. António Vitalino

Beja, 06 mar 2012 (Ecclesia) – O bispo de Beja defendeu hoje uma sociedade mais empenhada na dignidade humana, indo ao encontro do tema da semana nacional Cáritas, “Edificar o bem comum: Uma tarefa de todos e de cada um”.

Em nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA, D. António Vitalino recordou que “edificar o bem comum é uma responsabilidade não apenas do Estado ou das instituições”.

Há uma “mentalidade de corresponsabilidade, de solidariedade e de gratuidade” que “precisa de ser alimentada e construída”, sublinhou o prelado.

Para aquele responsável, a crise atual nasceu de uma sociedade que “acentua muito os direitos e esquece os deveres”, dando assim azo a “grandes desigualdades e injustiças”.

Nesta perspetiva, a semana nacional da Cáritas oferece às pessoas “uma possibilidade concreta de ajudar quem mais precisa e de crescer na capacidade de amar”, salientou.

D. António Vitalino concluiu a sua intervenção desafiando as pessoas a participarem no peditório nacional de rua, que a organização católica de solidariedade social vai promover, entre 8 e 11 de março.

É através de “pequenos gestos”, de “partilha fraterna”, que se pode “contribuir para a mudança”, apontou.

 Segundo a Cáritas Portuguesa, a recolha de donativos vai contar com a participação de 2500 voluntários, que estarão espalhados pelos mais diversos pontos do país.

Quem quiser contribuir através da internet, poderá fazê-lo no site http://www.detodosedecadaum.org/, que foi lançado no último domingo.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top