Rezar a cada passo…

Luís Santos, cenógrafo

Coloca a mão sobre o teu peito. Sente o bater do teu coração. É o nosso “metrónomo humano”. Concentra-te no seu batimento. É o pulsar da vida, o dom que Deus nos oferece todos os dias como prova do seu infinito amor.

Já sentiste a dificuldade de entrar num ritmo, acompanhar algo que se repete ou que tem uma sequência? Tentamos acertar, marcar compasso, entrar no passo certo. No nosso quotidiano o ritmo existe e vai marcando o nosso dia a dia. Nas nossas vidas ocupadas tentamos dar lugar ao essencial, ao que realmente importa. Dar tempo e espaço a Deus. Abrimos a nossa agenda tão preenchida e procuramos disponibilidade. Como nem sempre conseguimos aqueles preciosos minutos para pararmos e silenciarmos o nosso coração, o nosso interior, vamos adiando o encontro. Dizemos para nós mesmos: “Amanhã arranjo tempo para fazer oração. Talvez até consiga passar na igreja”. E Deus, que nos conhece intimamente e acompanha o ritmo das nossas vidas, continua à nossa espera. E não desiste de nós! E quando se apercebe que a espera é longa é Ele que nos interpela, e de diferentes maneiras.

Uma delas é através do projeto “Passo-a-rezar”.

Lembro-me que quando vi pela primeira vez o filme “Matrix”, realizado em 1999 pelos irmãos Wachoski, fiquei fascinado com a visão de se poder estar ligado a uma outra dimensão. O Neo, personagem interpretado pelo ator Keanu Reeves, usava um simples telemóvel para “se ligar” à dimensão paralela. O passo-a-rezar é um pouco o nosso “Matrix” espiritual. Procurando tirar partido das vantagens da tecnologia e querendo ser ferramenta útil de oração, este sítio na internet oferece-nos a possibilidade de nos sintonizarmos com Deus. E para isso basta-nos uma ligação à internet.

Desde fevereiro de 2010 que o site www.passo-a-rezar.net disponibiliza diariamente orações áudio em formato MP3 para “download” gratuito, constituídas por música, Evangelho do dia e pistas de reflexão. Uma maneira de trazermos a oração para o nosso dia a dia, por mais ocupado que seja. Com o auxílio de um simples leitor de MP3 ou iPod, podemos levar a nossa oração para qualquer parte.

Tenho o privilégio de poder acompanhar este projeto desde o início e a ele emprestar a minha voz. Digo privilégio porque, além de fazer parte de uma equipa que, de uma forma gratuita partilha os seus dons (a música, a escrita, a voz), permite-me ter mais presente a oração na minha vida. Rezo mais. Nos meus passos diários.

Sensibiliza-me este projeto. Baseado no original pray-as-you-go, o conceito do passo-a-rezar é ajudar e proporcionar aos outros o encontro com Deus através da oração. E aqui está assente a dádiva e a gratuidade. Criar um projeto em prol dos outros, para um Magis, um bem maior. Conheci a música de Karen Money através do site inglês e sempre foi consolador ouvi-la nas minhas orações. A sua voz doce e suave, as calmas melodias e a profundidade das letras que escreve são sinal da presença de Deus. Quando se começou a fazer o projeto em português e se começaram a convidar músicos a cederem o uso das suas músicas para serem feitos downloads, quase um contrassenso se pensarmos na lógica dos direitos autorais e no combate à pirataria, a Karen Money, além de aceitar o convite, congratulou-se por saber que a sua música ajudava a rezar…em português. São lógicas diferentes das do mundo! Ela é apenas um exemplo das várias pessoas que disseram “sim” e que ajudaram a tornar possível a concretização deste projeto.

Procuro ter Cristo presente na minha vida e seguir o seu exemplo. Recorro naturalmente ao passo-a-rezar. E rezo triplamente! Quando recebo os textos e preparo a sua leitura, quando me desloco aos estúdios da Rádio Renascença e fazemos a gravação e finalmente quando a oiço no meu MP3. É também uma enorme satisfação saber que aquela oração, que está disponível naquele dia no site www.passo-a-rezar.net, é partilhada por milhares de pessoas e que todos estamos em comunhão com os cristãos de todo o mundo através do mesmo Evangelho. Isso é ser Igreja.

Nesta Quaresma somos chamados à conversão e ao crescimento espiritual. Em sintonia com a mensagem do Santo Padre, que este tempo seja mais uma ajuda para a reflexão sobre o cerne da vida cristã, entre oração, silêncio, jejum e partilha. Consigamos estar preparados para, juntos, celebrarmos o mistério da Salvação: a Páscoa.

Que o bater do nosso coração, que marca o ritmo da vida, seja um “sim” permanente a Deus. E que, com Ele, consigamos rezar a cada passo…com a ajuda do passo-a-rezar.

Luís Santos, cenógrafo, Teatro da Cornucópia

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top