Solidariedade: Proximidade é a principal aposta

Rita Valadas, do Departamento de Ação Social na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fala da importância das relações de proximidade

Lisboa, 03 mar 2012 (Ecclesia) – A administradora executiva do Departamento de Ação Social na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rita Valadas, afirmou à ECCLESIA que a crise fez reacender a necessidade de uma intervenção de proximidade.

Rita Valadas defende que uma virtude da crise é obrigar as pessoas a trabalhar em conjunto e se tornarem cada vez mais “criativos e produtivos”.

O objeto de intervenção local da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa torna-se uma dupla ação: “por especialidade, nos casos em que assim tem de ser, como os sem-abrigo ou as crianças em situação específica; localmente, no que diz respeito às famílias, aos residentes”.

É nesta perspetiva de proximidade que este anterior membro da direção nacional da Caritas fala num termo a recuperar, “vizinhança”.

“Reabilitar essa relação de vizinhança passa também por trazer as pessoas mais jovens ao contacto com estas pessoas mais antigas”, disse.

Ao olhar a realidade pela “esfera das oportunidades e não pelos problemas” Rita Valadas acredita no futuro de “olhar para o outro” e assume ser “de esperança”.

A entrevista a Rita Valadas vai ser transmitida este domingo, no programa Ecclesia, na Antena 1, pelas 06h00, onde será possível ouvir também a reportagem no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, como exemplo de boas práticas nas relações de proximidade com a comunidade.

PTE/SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top