Lisboa, 02 mar 2012 (Ecclesia) – O cardeal italiano Gianfranco Ravasi, que dirige o Conselho Pontifício da Cultura, é o novo presidente da Casa de Dante em Roma, refere a edição de quinta-feira do jornal ‘L’Osservatore Romano’, do Vaticano
O prelado, que classificou a instituição de “histórica” e “prestigiosa”, espera contribuir para que a «figura e obra» de Dante Alighieri chegue aos mais novos e à investigação universitária, refere hoje o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Gianfranco Ravasi pretende que o autor de ‘A Divina Comédia’, nascido na cidade italiana de Florença cerca de 1265, seja “ainda mais valorizado e apreciado sobretudo pelas jovens gerações e seus professores”.
“Não me desagradaria (…) que se voltasse a propor o Sumo Poeta e a sua obra em cátedras específicas, constituídas quer nas universidades civis quer sobretudo nas eclesiásticas, onde a riqueza teológica e espiritual da obra de Dante pudesse ser estudada a partir de uma perspetiva ainda mais específica e interessante”, acrescentou.
O cardeal biblista vai participar a 7 de março numa conferência de imprensa na sede da Casa de Dante em Roma para apresentar os projetos associados ao centenário da fundação da instituição (1913-2013) e ao sétimo aniversário da morte de Dante (1321-2021).
O poeta foi citado várias vezes por Bento XVI, uma das quais a 23 de janeiro de 2006, dois dias antes da apresentação da sua primeira encíclica, ‘Deus caritas est’, numa intervenção centrada sobre a obra ‘A Divina Comédia’.
O antecessor do atual Papa, beato João Paulo II, afirmou em 1997 que “à distância de quase sete séculos, a arte de Dante, evocando emoções sublimes e certezas supremas, revela-se ainda capaz de inspirar coragem e esperança, orientando a difícil busca existencial do homem do nosso tempo rumo à Verdade eterna”.
O novo responsável, acrescenta o site da Pastoral da Cultura, sucede a Giulio Andreotti, senador e antigo primeiro-ministro italiano, que devido à idade avançada passa a ocupar o cargo de presidente honorário.
SNPC/RJM