Paróquia de Carcavelos reforça apoio a idosos

Projeto conjunto com a Câmara Municipal de Cascais é também «uma forma de combate à solidão dos idosos», sublinha diretora do Centro Comunitário paroquial

Cascais, Lisboa, 02 mar 2012 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Cascais lança hoje uma linha telefónica de apoio à terceira idade que vai ser gerida pelo Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, no Patriarcado de Lisboa.

A iniciativa visa prestar informações relacionadas com abandono, solidão, violência doméstica, habitação, legislação e ação social, entre outros assuntos, mas “é também uma forma de combate à solidão dos idosos”, disse à ECCLESIA a diretora do Centro Comunitário, Conceição Fernando.

O projeto, criado no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que decorre em 2012, começou a funcionar experimentalmente esta segunda-feira, tendo recebido nesse dia duas chamadas com pedidos de informação sobre obtenção de equipamento e legislação.

Neste segundo caso, referiu Joana Levita, técnica do Centro Comunitário, o telefonema serviu para esclarecer dúvidas sobre uma eventual subida da renda de casa, mas foi também um “espaço de escuta” aos desabafos da interlocutora, abalada pela morte recente do irmão.

A “Linha Sénior”, acessível pelo telefone 21 457 67 68, funciona de segunda a sexta-feira das 9h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados entre as 9h00 e as 12h00, enquanto que as chamadas efetuadas fora destes horários são gravadas e respondidas “no mais curto espaço de tempo possível”, indica o desdobrável da iniciativa.

O atendimento telefónico vai ser explicado por Joana Levita e Cristina Gonçalves, técnica da autarquia, numa sessão que decorre a partir das 10h00 no Centro Cultural de Cascais, com a participação do presidente da Câmara, Carlos Carreiras.

O encontro tem como objetivo apresentar as atividades municipais para o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo.

PRE/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top