Desenvolvimento: Fundação Fé e Cooperação propõe ciclo de encontros sobre «Alternativas – Cristianismo e Mudança»

Iniciativa pretende «descobrir novos caminhos para a economia comum e para o bem-estar de cada pessoa e das comunidades»

Lisboa, 06 mar 2012 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) organiza a partir de hoje três colóquios que pretendem “descobrir novos caminhos para a economia comum e para o bem-estar de cada pessoa e das comunidades”. 

A iniciativa “Alternativas – Cristianismo e Mudança”, que decorre em Lisboa, começa com um debate dedicado ao tema “Sinais dos Tempos: a questão económica e as perspetivas éticas”, anuncia o site da organização da Igreja Católica em Portugal.

O encontro conta com a participação de Sofia Santos, professora do ISCTE Business School, e do jornalista Francisco Sarsfield Cabral, comentador de assuntos económicos da Rádio Renascença.

Os intervenientes, moderados pelo investigador Luís Mah, vão discutir se os bancos devem incluir “valores morais e de cidadania” na sua gestão, bem como uma “análise de riscos ambientais e sociais com o objetivo de potenciar uma sociedade mais equilibrada e justa”.

“Cristianismo e Mudança: inquietações comuns, diversidade de respostas” é o tema que vai reunir o jornalista António Marujo e o pastor Graham McGeoch, da Igreja Presbiteriana Escocesa, a 20 de março.

“Que papel tem Deus na política, na economia, na sociedade? Quais os principais desafios aos crentes e às Igrejas, em diálogo com a sociedade?” são algumas das questões que a moderadora, a jornalista Laurinda Alves, vai colocar aos convidados.

O ciclo termina a 30 de março com o antigo diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Jan Vandemoortele, que vai falar sobre os desafios para o progresso humano, o papel das Igrejas e da sociedade civil e as reformas que devem ser realizadas nas instituições internacionais, entre outros assuntos.

Os colóquios assumem-se como “uma proposta para o tempo de Quaresma” que pretende olhar “os sinais dos tempos e as inquietações da atualidade”, e simultaneamente “redescobrir o potencial de cada pessoa e o seu papel na sociedade”, explica o site da FEC.

Os encontros, com entrada livre, começam às 18h00 na Livraria Ferin.

A Quaresma é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que este ano ocorre a 8 de abril.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top