Lisboa: Cardeal-patriarca desafia famílias católicas

Igreja «está cansada» de casamentos que se tornam «obstáculo» à vivência cristã, diz D. José Policarpo

Lisboa, 29 fev 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa desafiou hoje as famílias católicas a assumirem a sua missão particular de “fidelidade” e “santidade”, frisando que “a Igreja está cansada” de casamentos que se tornam “obstáculo ao caminho cristão”.

D. José Policarpo falava no vídeo de apresentação da sua segunda catequese quaresmal, marcada para domingo, disponível na página do Patriarcado na Internet.

“O matrimónio cristão não é apenas a inclinação natural, como os passarinhos na primavera se encantam uns pelos outros, mas é uma vocação cristã, um caminho para a realização da fidelidade cristã, um caminho para a santidade”, afirma.

Essa vocação, acrescenta, implica um “chamamento”, pelo que, segundo o cardeal-patriarca, os noivos devem fazer um discernimento: “Estão apenas a responder ao amor natural ou como cristãos, sentem que o Senhor os chama?”.

O casamento, acrescenta, é um caminho de “evangelização, de construção de comunidade”, e, como sacramento da Igreja Católica, une a “dimensão sobrenatural do cristianismo” aos “dons próprios com que o homem foi criado por Deus”.

“É na comunhão do homem e da mulher que se toca esse grande mistério de o homem ser imagem de Deus”, diz D. José Policarpo.

Nesse sentido, o patriarca de Lisboa sublinha a “exigência” que está implícita na escolha do matrimónio, numa “longa vida de comunhão”.

Este responsável destaca, por outro lado, que o “símbolo específico” deste sacramento é o “amor dos esposos, em todas as suas expressões”.

“É difícil encontrar um sacramento que exija mais, a cada momento, a atitude de dom, de ir ao encontro do outro”, observa.

D. José Policarpo convoca “todas as famílias”, em particular os noivos e namorados: “Tu que estás a começar a namorar, que estás a preparar-te para casar, sentes que isso é um caminho de santidade?”, pergunta.

O encontro, na Sé de Lisboa, começa às 18h00 e termina com a celebração da missa, durante a qual os casais que celebram 25 e 50 anos de matrimónio vão renovar o seu compromisso.

As catequeses que o cardeal-patriarca profere nos domingos da Quaresma – tempo litúrgico que serve como preparação para a Páscoa – são este ano transmitidas em direto por vídeo através da página dedicada à ‘Missão Metrópoles’ que o Patriarcado de Lisboa abriu no seu site.

Cada intervenção, dirigida a destinatários específicos, é antecipada por um vídeo apresentado na quarta-feira anterior, onde D. José Policarpo resume o tema escolhido.

A ‘Missão Metrópoles’, idealizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, está a decorrer na Diocese de Lisboa até 15 de abril, domingo após a Páscoa.

O programa prevê a leitura de textos de Santo Agostinho a 24 de março, pelas 16h00, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, iniciativa que o cardeal-patriarca pretende que se transforme no anúncio da “fé cristã aos que não têm fé”.

O Evangelho segundo São Marcos, que constitui o centro das leituras proclamadas nas missas durante este ano, vai ser lido integralmente na Sé Patriarcal a 15 de abril, a partir das 16h00.

OC

[[v,d,,]]

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top