Livros: Fátima, Arte e Património

Marco Daniel Duarte, responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, apresentou o título “Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu” – catálogo das exposições comemorativas do centenário dos nascimentos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

A publicação, primeiro título da coleção “Arte e Património”, toma o título das exposições ocorridas em 2009 e 2010 e que foram visitadas por mais de 446297 visitantes.

Como salienta o diretor do Serviço de Estudos e Difusão, padre Luciano Coelho Cristino, este título foi colhido na homilia da beatificação de Francisco e Jacinta, quando João Paulo II afirmou que, com aquele rito, a Igreja quis “colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade”.

Para além das descrições dos objetos ligados aos videntes, da autoria de Ana Rita Santos e Marco Daniel Duarte, o livro inclui textos de D. António Marto, padre Carlos Cabecinhas, padre Luciano Coelho Cristino, Joana Delgado e Marco Daniel Duarte.

Coordenada por este último, que assina o estudo contextualizador do catálogo, a publicação sai com a chancela editorial do Santuário de Fátima que, com este tomo, abre uma nova coleção.

Nas palavras do reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, “a nova coleção permitirá enriquecer o já vasto programa editorial do Santuário da Cova da Iria num âmbito em que ainda não abundam as publicações”.

O catálogo disponibiliza informação acerca dos 212 objetos que integraram as exposições, peças de valor museológico que se dividem entre relíquias, documentos escritos, objetos artísticos, espécimes bibliográficos e iconográficos de proveniências diversas, para além do espólio do Museu do Santuário.

Para além das fotografias históricas ligadas aos videntes, o catálogo integra ainda fotografias de Arturo Mari, Luís Oliveira e Luís Pavão e o design gráfico é da responsabilidade de Inês do Carmo.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top