Algarve: Igreja Católica prepara-se para admitir 32 adultos na Páscoa

Faro, 28 fev 2012 (Ecclesia) – A diocese do Algarve prepara-se para admitir na Páscoa 32 adultos, maioritariamente entre os 20 e 30 anos, que este domingo se encontraram individualmente em Faro com o bispo local.

“Se acolher-vos é uma alegria muito grande para a nossa Igreja diocesana, para as vossas paróquias, para os vossos párocos e para mim, é alegria ainda maior quando sei que o passo que dais é consciente e assumido, uma decisão tomada com toda a liberdade”, disse D. Manuel Quintas, citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.

Os catecúmenos, termo que designa os candidatos aos sacramentos da iniciação cristã, Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia, passaram a chamar-se “eleitos” durante a missa celebrada na catedral algarvia, 280 km a sul de Lisboa.

O processo que vai culminar com a admissão à Igreja durante a Vigília Pascal, a mais importante celebração católica, é “sinal de vitalidade” da diocese, que “acolhe não apenas as crianças para o batismo mas também os adultos”, assinalou D. Manuel Quintas.

As exigências relativas aos três sacramentos que os adultos vão receber na noite de 7 para 8 de abril nas paróquias de origem não são para “desanimar e desmotivar mas para dar o sentido verdadeiro e adequado” a uma dádiva “que é de Deus e não do bispo ou do padre”, referiu o prelado.

A Quaresma, período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, é um tempo que a Igreja dedica especialmente à preparação imediata dos adultos que querem tornar-se seus membros.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top