Exposição abre ao público na Sé de Silves com contributos de católicos e pessoas afastadas da Igreja
Silves, Faro, 26 fev 2012 (Ecclesia) – A Sé de Silves, no Algarve, acolhe a partir de hoje uma exposição com obras de 15 fotógrafos sobre a Via Sacra, numa “leitura atual” do trajeto que conduziu Cristo à morte, de acordo com o pároco local.
O padre Carlos Aquino disse ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) que “a maior parte” dos participantes, naturais do Algarve ou residentes na região, “talvez não esteja particularmente identificada com o catolicismo ou com a Igreja”.
O responsável pelo setor da pastoral cultural na Diocese do Algarve sublinha que a iniciativa revela “um profissionalismo incrível”, resultante de “um diálogo muito interessante” entre a Igreja e perspetivas que olham para as expressões da fé com referências nem sempre coincidentes com o catolicismo.
A exposição, que vai ser inaugurada às 17h30 e pode ser apreciada por quem entre na Sé de Silves, cerca de 250 km a sul de Lisboa, integra-se na ‘Rota das Catedrais’, protocolo entre o Estado e a Igreja Católica para a recuperação, preservação e valorização daqueles espaços.
RJM/SNPC/OC