Celebração evocou 850.º aniversário da morte do primeiro santo português com a presença do Secretário de Estado da Cultura
Viseu, 18 fev 2012 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu promoveu hoje uma celebração nos 850 anos da morte de São Teotónio (1082-1162), primeiro santo português, apresentado pelo bispo local como um exemplo a seguir em tempos de crise.
“Como primeiro santo português, foi conselheiro de D. Afonso Henriques e teve ação pessoal e direta no nascimento e nos primeiros anos de Portugal – um povo que nasce marcado por valores que, seguidos e postos em prática, nos ajudarão a vencer”, disse D. Ilídio Leandro na homilia da missa a que presidiu, na Sé viseense.
Celebraram ainda o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes; o bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Pedreira, e o bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
Presentes na celebração estavam ainda o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, para além de outras entidades civis e militares, revela o ‘Jornal da Beira’.
São Teotónio, que foi prior da Sé de Viseu há 900 anos, é há mais de quatro séculos padroeiro da Cidade e da Diocese.
D. Ilídio Leandro destacou a “estatura moral, cultural, histórica, social e religiosa” deste santo, admitindo que o mesmo “é pouco conhecido”.
O prelado destacou que São Teotónio surge em “contracorrente” com os que “querem os primeiros lugares nas apreciações e julgamentos humanos ou os que procuram esses lugares a todo o custo, tantas vezes por processos menos recomendáveis”.
Esta figura, acrescentou, indica “a justiça, a partilha e a solidariedade que derivam da fraternidade” e deve ajudar a construir uma humanidade “que não faz aceção de pessoas mas que, na justiça, privilegia os mais pequenos, os mais carenciados, os mais pobres de amor, de companhia, de saúde e de pão”.
D. José Pedreira, por seu lado, teve uma intervenção destinada a dar a conhecer as origens de São Teotónio, que nasceu em Ganfei – Valença do Minho, Diocese de Viana.
Antecedendo a celebração, foi inaugurada esta quinta-feira, no Museu Grão Vasco, em Viseu, uma exposição com peças de arte contemporâneas àquela figura histórica.
Para março, está previsto o lançamento de um catálogo com o conteúdo desta exposição, que reúne peças de várias dioceses, museus nacionais e coleções particulares, e a apresentação de um estudo sobre a época e a vida de São Teotónio.
JB/OC