Mensagem quaresmal anuncia que renúncia vai para a Casa Sacerdotal e diocese angolana de Luena
Aveiro, 14 fev 2012 (Ecclesia) – A mensagem quaresmal do bispo de Aveiro lamenta os casos de idosos que morreram sozinhos, apela aos cristãos para cuidarem dos mais velhos e valoriza o que a sua experiência de vida pode oferecer à sociedade.
“Neste Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e do Diálogo Intergeracional e em flagrante contraste com quanto nesta iniciativa se pretende, temos sido confrontados pelas notícias frequentes de idosos sós, condenados a morrer ao abandono”, escreve D. António Francisco dos Santos no texto publicado no site da diocese aveirense.
As paróquias têm nos idosos “um campo imenso de presença e de ação”, pelo que o responsável pede um “olhar atento” e “vizinho” aos mais velhos, que devem ser vistos “como uma escola de sabedoria onde o futuro já começou e diariamente se aprende”.
O documento intitulado “Quaresma: tempo de fraternidade e de esperança” pede o fim da indiferença diante do “sofrimento humano” e das “injustiças sociais”, ao mesmo tempo que sublinha a dimensão espiritual do tempo que antecede a Páscoa.
“Mais do que lamentarmo-nos pelo declínio de uma civilização em fim de ciclo, que a presente crise social indicia, devemos ser capazes de iluminar o mundo com a luz transformadora que nos vem da Páscoa de Jesus”, refere o responsável pela diocese sediada 250 km a norte de Lisboa.
A Páscoa, prossegue o prelado, é um “alicerce firme” nos “momentos mais difíceis da história humana”, abrindo caminho a uma “fraternidade” que se concretiza no “viver diário da Igreja e no agir solícito e interventivo dos cristãos em todos os domínios da vida social”.
A Casa Sacerdotal para os padres doentes e idosos, que se encontra “em fase avançada de construção”, vai ser o destino de parte da renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para uma finalidade especificada pelo bispo.
A restante quantia reunida pela renúncia vai ser dada à diocese angolana de Luena, 1100 km a leste de Luanda, onde membros da diocese aveirense têm realizado voluntariado missionário, anuncia a mensagem.
O bispo lembra que a diocese está este ano concentrada nos agregados familiares e refere que a “Festa das Famílias”, agendada para 20 de maio, deve constituir para os fiéis “verdadeira expressão da alegria” de serem “Igreja de Aveiro”.
A Quaresma, que este ano começa a 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
RJM