Pavia, Itália, 10 fev 2012 (Ecclesia) – A fundação italiana Frate Sole anunciou que estão abertas as inscrições para a quinta edição do Prémio Internacional de Arquitetura Sagrada, dirigido aos arquitetos que tenham realizado uma igreja na última década, no âmbito das confissões cristãs.
O prazo para a apresentação dos trabalhos é 31 de março e os resultados vão ser divulgados antes de do fim de maio, revela o regulamento, que também anuncia a data e o local de entrega dos prémios: 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, na cidade transalpina de Pavia, 600 km a norte de Roma.
O valor total dos prémios é de 50 mil euros, cabendo ao vencedor 30 mil euros, sendo a restante quantia dividida por eventuais distinções adicionais, revelou hoje o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O Prémio de Arquitetura, apoiado pelo Conselho Pontifício da Cultura e pela Conferência Episcopal Italiana, é atribuído de quatro em quatro anos pela Fundação Frate Sole a arquitetos ou artistas de qualquer confissão cristã que tenham sido responsáveis por “uma construção eclesiástica de excelência inquestionável”.
A segunda edição do Prémio, realizada em 2000, distinguiu o arquiteto português Álvaro Siza Vieira pela igreja de Marco de Canaveses.
O regulamento está disponível em português no site da Fundação.
SNPC/RJM