Lisboa, 08 fev 2012 (Ecclesia) – O embaixador do Irão junto da Santa Sé disse hoje que o presidente Mahmoud Ahmadinejad gostaria de receber uma visita do Papa ao país.
“Se o Papa decidir vir, será recebido de forma excelente e, no que diz respeito ao Governo, com entusiasmo”, afirmou Ali Akbar Naseri, em declarações citadas pela Reuters.
Segundo a agência de notícias, Bento XVI tem um convite da República islâmica que ainda não aceitou.
A 3 de novembro de 2010, o Papa enviou uma mensagem ao presidente do Irão, sublinhando que os cristãos no Médio Oriente desejam “ser construtores de paz e reconciliação”.
A carta foi entregue a Ahmadinejad pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, em Teerão.
“Expresso a esperança de que as cordiais relações que já existem, felizmente, entre a Santa Sé o Irão continuem a progredir, bem como as da Igreja local com as autoridades civis”, escreveu Bento XVI.
Um mês antes, em missiva enviada ao Papa, Ahmadinejad deixava votos de que o Irão e o Vaticano pudessem trabalhar em conjunto na promoção da tolerância e do diálogo entre as religiões, em “cooperação estreita”.
OC