Filmes resultam de ação conjunta realizada a nível europeu
Lisboa, 08 fev 2012 (Ecclesia) – A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apresenta no seu site quatro vídeos criados para sensibilizar os jovens para a defesa dos direitos humanos dos refugiados e imigrantes irregulares na Europa.
Os filmes resultam de uma “ação conjunta” realizada em 2011 pela Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz, plataforma que reúne 31 organismos nacionais inseridos na Igreja Católica.
Os vídeos realizados por alunos de uma escola de cinema da cidade alemã de Berlim foram legendados em português e estão disponíveis gratuitamente para redistribuição, refere a página da CNJP.
“O medo destrói famílias. Milhares de refugiados e imigrantes irregulares na Europa vivem constantemente com medo da separação forçada dos seus familiares” e “As pessoas não se podem devolver. As vidas delas também não”, são duas das mensagens veiculadas pelos filmes.
A plataforma sustenta que “a garantia legal de uma vida com dignidade tem que ser assegurada a todos os que vivem dentro de um mesmo estado”, pelo que a compatibilidade da legislação com os direitos humanos precisa de ser “avaliada continuamente”.
As Comissões Justiça e Paz salientam que as sociedades têm de “fomentar a solidariedade para com aqueles que, em razão da sua etnia, religião ou algum estatuto discriminatório, estão especialmente expostos ao risco de verem diminuídos Direitos Humanos, que são indivisíveis”.
RJM