Estado pretende que antiga casa mãe dos Beneditinos readquira «a importância que já teve» enquanto centro cultural, económico e religioso
Mire de Tibães, Braga, 27 jan 2012 (Ecclesia) – O Mosteiro de São Martinho de Tibães vai lançar campanhas de captação de visitantes, aproveitando a realização das Capitais Europeias da Juventude e da Cultura, que decorrem este ano em Braga e Guimarães.
A Direção Regional de Cultura do Norte quer que a antiga casa mãe da congregação dos Beneditinos “readquira a importância que já teve no passado enquanto centro cultural, económico e religioso, agora como pólo de atração turística e cultural do Norte”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O objetivo da campanha dirigida a hotéis, restaurantes e postos de turismo das duas cidades minhotas, que começa em fevereiro, é atrair novos públicos, especialmente estrangeiros.
Os responsáveis pretendem superar os 66 500 visitantes que em 2011 aderiram às ações promovidas pelo mosteiro, frequentaram a hospedaria administrada pela congregação católica Donum Dei e participaram nas atividades da paróquia.
A divulgação do espaço situado 370 km a norte de Lisboa enquadra-se no projeto de promoção ‘Rota dos Mosteiros em espaço rural no Entre o Douro e Minho’, que integra o Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, e o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.
A estratégia de promoção passa pela constituição de parcerias “com artistas e criadores, organismos com atividade no setor cultural e empresas”, com vista a aumentar a utilização de um espaço que pode acolher “os mais variados tipos de eventos”.
Os 25 anos da compra do mosteiro por parte do Estado, que se assinalam em 2012, vão ser marcados por uma exposição fotográfica, debates sobre a recuperação do imóvel e realização de visitas orientadas.
O mosteiro localizado na arquidiocese de Braga foi a casa mãe da Congregação dos Beneditinos entre 1567 e 1834, da qual faziam parte 22 mosteiros em Portugal e 13 no Brasil, refere a nota.
RJM