Porto: Câmara Municipal de Gondomar vai atribuir Medalha de Honra a D. Manuel Clemente

Bispo diocesano é apresentado por Valentim Loureiro como «referência ética»

Gondomar, Porto, 26 jan 2012 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Gondomar, no distrito do Porto, aprovou hoje por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra da Cidade (Grau Ouro) ao bispo da diocese, D. Manuel Clemente, apresentado pelo executivo local como uma “referência ética”.

A entrega da “mais alta distinção” da autarquia vai decorrer esta sexta-feira, pelas 16h15, no salão nobre da Câmara, durante uma cerimónia de receção e homenagem, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo município.

O executivo municipal liderado por Valentim Loureiro sublinha, a “distinta ação” o bispo do Porto tem vindo a desenvolver em Gondomar, localidade em que se encontra a realizar visitas pastorais, nas várias paróquias, desde 2 de dezembro.

Segundo o presidente da Câmara, “D. Manuel Clemente, ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, desde que exerce funções na Diocese do Porto, nas várias vindas a Gondomar sempre revelou uma grande preocupação com a vida das pessoas, sendo uma referência ética para os gondomarenses e para a sociedade portuguesa”.

D. Manuel Clemente, nascido em julho de 1948, atualmente vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, foi ordenado bispo em janeiro de 2000, desempenhando a missão de auxiliar do Patriarcado de Lisboa antes de rumar 300 quilómetros para norte, quando foi nomeado para assumir o cargo de bispo do Porto, em 2007.

O prelado foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, atribuída pela Presidência da República Portuguesa (2010), e o Prémio Pessoa (2009).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top