Braga, 07 fev 2012 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Saúde da Diocese de Braga, em parceria com a Fundação Alexandrina de Balasar, realiza entre hoje e sábado a semana Arquidiocesana da Saúde, em Balasar.
A iniciativa insere-se na comemoração do Dia Mundial do Doente, assinalado pela Igreja a 11 de fevereiro, e a organização “elegeu como tema principal o Défice Auditivo”, revela o site da diocese bracarense.
O presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, João Duque, profere duas conferências relacionadas com a temática do sofrimento: «Dar a Dor» e «Escuta Ativa».
No Dia Mundial do Doente vai decorrer, no período da tarde, um rastreio auditivo à população, assegurado pelo «Grupo Trofa Saúde» e pelas 16h00, a Eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga com a participação de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
Esta iniciativa conta com a colaboração, em diversas atividades ao longo da semana, do Departamento de Ensino Especial de Surdos, do Agrupamento de Escolas de Lamaçães, “escola de referência neste âmbito”, lê-se no programa
A finalizar, concerto «Aprender a Escutar», com a Escola de Música da Póvoa de Varzim.
LFS