Dados biográficos de Santo Henrique de Ossó

Santo Henrique de Ossó nasceu em Vinebre, na Catalunha, Espanha, a 16 de Outubro de 1840 e foi ordenado sacerdote a 21 de Setembro de 1867.

O seu sacerdócio, razão da sua vida, foi vivido com uma grande paixão por Cristo e pela Humanidade e marcado por um grande zelo apostólico, e compromisso vida, escrito no seu diário, quando fazia os exercícios espirituais antes da sua

Ordenação sacerdotal:

“SEREI SEMPRE DE JESUS, SEU MINISTRO, SEU APÓSTOLO, SEU

MISSIONÁRIO DE PAZ E DE AMOR”.

Um espírito de oração contínua e uma intensa atividade apostólica unificaram toda a sua vida e fizeram dele um apóstolo junto das crianças, dos jovens e das famílias, tendo renovado a catequese do seu tempo, sendo hoje padroeiro da Catequese em Espanha, referência e inspirador de movimentos laicais em todo o mundo.

Foi professor, escritor, fundador e promotor da pastoral educativa, através da valorização da mulher. Dizia: ”EDUCAR UMA MULHER É EDUCAR UMA FAMÍLIA”.

Às suas obras prediletas, a Confraria das filhas de Maria e Santa Teresa, (fundada em 1873), hoje o MTA, e a Companhia de Santa Teresa de Jesus, (nascida em 1876), a congregação das Irmãs Teresianas, dedicou toda a sua força sacerdotal, e toda a sua vida. Para elas viveu, sofreu e se entregou com “Fé viva, Confiança ilimitada, esperança firme e ardente Caridade” como dizia.

O fundamento do seu sacerdócio foi:

Um amor: Cristo e Igreja

Uma palavra: Jesus

Um desejo: Que todos conheçam e amem a Cristo e o façam conhecido e amado

Um programa: restaurar todas as coisas em Cristo

Um ideal de vida: encarnado em Maria e na espiritualidade de Santa Teresa de Jesus, em cuja doutrina saboreou uma profunda experiência de Deus.

Um lema: “Tudo por Jesus”

Empenhou-se, pelos seus escritos, fundações e testemunho de vida, em dar a conhecer a todos que Deus os ama, que ninguém fica de fora no reino de Deus, em ser apóstolo e em fazer dos outros testemunhas e missionária da “Boa Notícia”

Hoje o MTA, movimento laical de crianças, jovens e adultos, está espalhado por 23 países dos cinco continentes e o seu lema é ser cristãos no “próprio ambiente”, pela Interioridade, Solidariedade e Comunhão Eclesial, comprometendo-se, conforme dizem os seus Estatutos, “em colaborar na construção de comunidades solidárias, inclusivas e interculturais defendendo sempre a dignidade da Pessoa e o cuidado da Vida.”

As irmãs teresianas, através do Carisma da Educação, herdado de Santo Henrique de Ossó, procuram formar pessoas ao estilo da mística de Teresa de Jesus, com “Cristo na mente e no Coração”, pessoas de Paz, Amor e Verdade construindo nos seus centros comunidades que aprendem oram e educam, educando-se.

Santo Henrique, nosso Fundador, apóstolo, escritor e fundador e referência sacerdotal para os sacerdotes do nosso tempo, após grandes provações e so¬frimentos, morreu em Gilet (Valência) a 27 de Janeiro de 1896.

A sua santidade, espiritualidade, e carisma foram reconhecidas, pela Igreja, que o beatificou, em Roma, a 16 de Outubro de 1979, e canonizou em Madrid, em 16 de Junho, de1993, por João Paulo II.

São deles estes pensamentos:

* “ser cristão é ser outro Cristo na terra… Pensar como Jesus Cristo, sentir como Jesus Cristo, amar como Jesus Cristo, agir como Jesus Cristo, conver¬sar como Jesus Cristo, falar como Jesus Cristo. Enfim, conformar toda a nossa vida à de Cristo, revestir-nos de Jesus Cristo é a nossa principal ocupação sobre a terra…”

* “ O mundo feito por homens e mulheres, forjadas na escola de vida de Maria e Teresa de Jesus de terá de ser um mundo de santos, cheio de vida e esperança…

…mãos à obra que o tempo urge e as circunstâncias chamam…”

* ” A sociedade perderá a esperança de ser melhor, no dia em que a mulher deixar de ser respeitada”

* Sós vós que deveis decidir se o mundo há-de ser ou não de Jesus Cristo”

Celebração do dia de Santo Henrique de Ossó.

Em Elvas as irmãs teresianas e O MTA celebrarão o dia de Santo Henrique com as seguintes atividades:

Sexta feira, dia 27 de Janeiro: O Colégio Luso-Britânico estará de festa. Haverá uma Eucaristia, na paróquia de Santa Luzia para toda a Comunidade Educativa e, em vez das aulas, os alunos terão atividades lúdicas e desportivas para celebrar este dia. Pela noite, também no Colégio, o MTA organizará uma velada de oração e “Porto de Honra” em honra de Santo Henrique de Ossó.

Sábado, dia 28 de Janeiro: O MTA organizará, na Quinta de S. João, (em S. Vicente) um almoço convívio e uma Eucaristia onde renovarão o seu compromisso MTA. Para esta atividade estão convidados todos os voluntários, colaboradores e amigos do MTA.

Maria de Fátima Magalhães, STJ

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top