Igreja precisa de testemunho dos religiosos

Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios escreve mensagem para a Semana do Consagrado 2012

Coimbra, 30 jan 2012 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) afirmou que a Igreja Católica tem uma “necessidade imperiosa” dos membros de institutos religiosos para “evangelizar o mundo”.

“Na Europa ou nos outros continentes em tempos remotos ou nos tempos mais próximos, os consagrados constituem a grande força evangelizadora da Igreja”, escreve D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, na mensagem para a Semana do Consagrado 2012, que decorre até domingo.

Segundo este responsável, a presença de religiosos e religiosas, “tanto no silêncio da clausura como nos dinamismos apostólicos”, produziu sempre “frutos de evangelização”.

“A Igreja tem, por isso, muito a esperar da vida consagrada, neste tempo em que urge um novo ardor e uma nova metodologia na ação evangelizadora”, indica o prelado.

Os religiosos e religiosas assumem um compromisso público para toda a vida, através dos votos de pobreza, castidade e obediência, vivendo em comunidade.

Falando num “seguimento radical de Cristo”, o presidente da CEVM diz que aos que optaram pela vida consagrada compete “um estilo de vida aberto aos outros”.

“O seu amor partilhado em gestos quotidianos de caridade leva a marca inconfundível e inegável do Filho de Deus que morreu por aqueles que ama”, assinala.

O bispo de Coimbra recorda que este ano a celebração da Semana do Consagrado, que se assinala pelo terceiro ano em Portugal, acontece 50 anos após o início do Concílio Vaticano II (1962-1965), frisando que “toda a Igreja é missionária e se alegra por levar o Evangelho ao mundo”.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Vaticano, existem em Portugal 972 padres pertencentes a institutos de vida consagrada, 312 religiosos e 5695 religiosas.

D. Virgílio Antunes deixa votos de que se “dê a conhecer esta vocação como parte integrante da vida da Igreja, meio privilegiado de comunhão com Cristo em ordem à evangelização do mundo”.

A Semana do Consagrado, que decorre até ao próximo domingo, é organizada pela Comissão Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa, em parceria com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

A iniciativa tem como tema ‘A Vida Consagrada no coração da Evangelização’, anuncia a irmã Lucília Gaspar, presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), na apresentação desta semana, disponível na Internet em www.ecclesia.pt/semanadoconsagrado2012.

Através de um conjunto de sugestões de oração, celebração e reflexão, o evento procura prolongar o clima de comunhão proporcionado pelo Dia do Consagrado, que foi instituído pelo Papa João Paulo II em 1997.

O evento é assinalado pela Igreja Católica a 2 de fevereiro, dia da festa da Apresentação do Senhor, em que a principal leitura bíblica recorda a ida da mãe de Jesus ao templo de Jerusalém, para oferecer o seu filho a Deus, em sinal de obediência aos preceitos judaicos.

Em diversas dioceses do país, a data vai ser assinalada com uma vigília de oração, na noite de 1 de fevereiro, e com uma eucaristia, no dia seguinte, celebrações normalmente presididas pelo bispo diocesano.

OC/JCP/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top