Cinema: A gruta dos sonhos perdidos

Em 1994, o mundo espantou-se com uma impressionante descoberta na Gruta de Chauvet. Três espeleólogos, explorando uma das muitas fendas da concorrida região de Ardèche, no sul de França, descobrem um assinalável conjunto de restos fossilizados de animais. Para além destes achados, que incluem animais há muito extintos, deparam-se com paredes decoradas com pinturas rupestres.

Na descoberta surpreende o ótimo estado de conservação dos objetos e representações, o que Jean-Marie Chauvet, Christian Hillaire e Eliette Brunel-Deschamps atribuem não só à morfologia incaracterística da caverna – muito longa –, mas sobretudo ao facto de um aluimento de terras ter coberto destas a sua entrada. O interior ficaria assim menos exposto aos fatores degradação destes vestígios, calculados entre os 25 e os 32 mil anos de idade.

É assim que as já tão famosas e visitadas grutas de Altamira e Lascaux ganham uma parceira de peso e perdem alguma primazia nas atenções culturais e turísticas com os seus milhares de anos de idade a menos que a recém-descoberta Chauvet.

A pouco mais de 50 anos de carreira, o inconformista cineasta Werner Herzog, que concebe os seus filmes desde a ideia inicial ao trabalho final na sua produtora, tem dedicado parte da sua energia à valorização do património, seja ele natural, material ou imaterial. Eis um novo caso.

Passando a redundância, visto o cinema e sobretudo o documental não ser senão, além de guardião, ele mesmo património, é um facto que Herzog tem nos últimos anos priorizado o registo documental, com uma latente preocupação ambiental.

Num tempo em que tantas vozes na esfera cultural pensam e promovem de forma particular a valorização do património material e imaterial, com a procura de novas dinâmicas e olhares não apenas sobre a preservação do património mas sobre a sua fruição, eis um contributo do campo cinematográfico que nos pode levar para lá do achado histórico fundamental e do documentário esteticamente valioso, a aprofundar a nossa perspetiva e contributo naquela matéria.

Margarida Ataíde

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