Mensagem de Natal do bispo do Funchal


Natal cristão, Natal de irmãos!

É Natal, nasceu Jesus!

“Alegrai-vos! Hoje, nasceu o nosso Salvador!” Este é o grito jubiloso, que neste tempo irrompe do nosso coração agradecido. Na verdade, a festa do Natal não é uma simples recordação histórica do nascimento de Jesus, mas a celebração do memorial, da presença viva de Deus, que pela Incarnação de Seu Filho, veio fazer a Sua tenda entre nós. Uma grande Esperança e a glória do Senhor inundam toda a terra! Alegrai-vos! Jesus nasceu para nós!

Perante a grave crise económica e social, que a todos afeta, a celebração do Natal de 2011 devolve-nos uma maior semelhança com o mistério da gruta de Belém, porque permeada por maiores dificuldades, pobreza e sacrifícios. No entanto e apesar de todas as adversidades, o amor, a vida, a alegria e a paz não podem deixar de existir e circular nas nossas famílias e na sociedade em geral.

Acolher e servir a Vida

Neste ano em que o plano pastoral da Diocese é consagrado a Deus Pai, “que acolhe e congrega os Seus filhos”, podemos dizer que Jesus é o grande presente de Natal, oferecido pelo Pai, enviando-nos o Seu Filho. N’Ele também nós somos filhos de Deus! Assim escreve São João: “Àqueles que O receberam e acreditaram no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12).

Natal é tempo favorável para cada um deixar-se habitar pelo mistério de Deus e dizer “Sim” à cultura da Vida e ao Amor do Pai, com total respeito pela dignidade humana. Urge dizer “Sim” à Vida, acolher e servir a vida de cada homem e mulher, afirmando a fraternidade e vencendo o individualismo pela solidariedade, partilha e entreajuda, acolhimento e escuta uns dos outros.

Natal é tempo oportuno e ocasião especial para descobrir os sinais de Deus nos “presépios vivos” da nossa cidade, famílias e paróquias, pessoas tantas vezes marcadas pelo sofrimento, múltiplas carências e privações. Urge ser consequente com a fé que professamos, oferecendo o nosso amor solidário, em gestos concretos de bondade, ajuda, consolação e carinho.

Natal e família

O Natal é, entre nós, a festa da família por excelência. A cultura madeirense tem privilegiado, na sua secular tradição natalícia, uma profunda relação e comunhão familiar, o que muito favorece os valores da família. A “Festa” era vivida num belo e íntimo convívio entre pais, filhos e avós, onde a “lapinha” ocupava o centro da casa. Que este belo e rico património espiritual e familiar se conserve sempre vivo na nossa terra! As famílias unidas, onde refulge o amor, a concórdia e a paz, são para nós verdadeiras testemunhas da Luz do Natal do Senhor.

Convido, nesta quadra, todos os diocesanos a contemplar e a encontrar na Sagrada Família de Nazaré a força inspiradora para a harmonia e felicidade dos seus lares. E recordo que no plano pastoral para os 500 anos da Diocese, esta celebração natalícia é momento importante da nossa caminhada de preparação para a grande Festa das Famílias, a realizar-se no dia 3 de junho do próximo ano de 2012.

Votos de Boas Festas

Boas Festas de Natal a todos os queridos diocesanos e aos nossos emigrantes. Lembro particularmente as crianças, os idosos, os doentes, os reclusos, os que mais sofrem e precisam de uma palavra de carinho e de um gesto de conforto. Que a Luz de Belém resplandeça em todas as famílias. Jesus Menino vem fazer festa connosco e dizer-nos que o Pai nos ama, pessoalmente, e a todos acolhe e congrega.

Boas Festas! Jesus nasceu! Ele é a razão da nossa Alegria e da nossa Esperança!

Funchal, 24 de dezembro de 2011

D. António Carrilho, Bispo do Funchal

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top