Crise: Cardeal-patriarca destaca aumento da solidariedade

Lisboa, 18 dez 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje que a crise gerou um aumento da solidariedade entre os portugueses e que a Igreja está preparada para o aumento dos pedidos de ajuda.

Em entrevista ao programa ‘Gente que Conta’, do Diário de Notícias e da TSF, D. José Policarpo disse verificar “com alegria” que “uma das dimensões importantes da experiência cristã, que é a solidariedade e o pensar uns nos outros, tem aumentado”.

“É talvez um dos sinais de esperança no povo não apenas para nós Igreja, mas para a sociedade. Isto tem pouco a ver com o que se passa no mundo mediático. Mas no dia-a-dia, entre as comunidades, entre as pessoas, temos notado um acréscimo muito bonito da atenção ao próximo”, prosseguiu.

Com o aumento das dificuldades, o também presidente da Conferência Episcopal admite que possam aumentar as tensões sociais, embora “o povo português na sua fisionomia cultural e temperamento” não recorra a “extremos desse tipo com manifestações coletivas de massa”.

Num olhar sobre a Europa, D. José Policarpo indica que o continente está fragilizado “porque menosprezou uma filosofia de vida que influenciou o mundo”.

O cardeal-patriarca de Lisboa declara não conhecer “casos de pedofilia na Igreja em Portugal”, deixando um alerta: “Estudos recentes feitos na América mostram que 90% dos casos de pedofilia estão na família”.

“Temo que este enfoque só nas instituições da Igreja faça a sociedade esquecer-se, mais uma vez, de que o problema é muito mais grave e a atinge nos seus fundamentos”, assinala.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top