Lisboa, 13 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo da diocese de Huelva, no sul de Espanha, considera que a fé dos católicos deve levá-los a serem alegres, condição que também é essencial para o anúncio do cristianismo.
“Os cristãos e as famílias cristãs, pela sua alegria e pela sua vivência do mistério de Jesus Cristo”, devem ser “testemunho” e “sinal” que “oriente até à luz e à autêntica alegria”, afirmou D. José Vilaplana Blasco ao jornal ‘Folha do Domingo’.
O prelado interveio este sábado em Isla Cristina, próximo da fronteira algarvia de Vila Real de Santo António, num encontro com 200 espanhóis e portugueses pertencentes às Equipas de Nossa Senhora (ENS).
“O homem de hoje vive um vazio e uma solidão interior e falta-lhe alegria, e as ENS, com as suas famílias, podem ser um sinal de esperança no meio do mundo muito marcado pelas trevas, de modo a suscitarem nos outros a interrogação: porque estais contentes e tendes alegria?”, referiu.
O responsável pelas ENS na diocese do Algarve, Francisco Frederico, adiantou que os encontros entre andaluzes e algarvios, iniciados em 1994 e realizados alternadamente em Portugal e Espanha, vão ser alargados à arquidiocese de Évora.
O movimento das Equipas de Nossa Senhora tem 21 equipas na diocese e está a tentar expandir-se para o interior do Algarve.
RJM