Algarve: Secretário de Estado reconhece papel da Igreja Católica no apoio social

Centro Paroquial de Quarteira reforça resposta com nova creche

Lisboa, 09 dez 2011 (Ecclesia) – O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social disse esta quinta-feira que a Igreja Católica faz parte de “um pilar de trabalho, discreto mas eficiente, em prol daqueles que mais carecem de apoio social”.

Marco António Costa falava na inauguração da creche do Centro Paroquial de Quarteira, destacando que “o Governo sente que está muito bem acompanhado no combate que tem de travar, em nome do país, por uma sociedade que não cruza os braços e não se deixa vencer pelas dificuldades”.

O responsável destacou ainda a “colaboração institucional entre diferentes níveis de poder”, sublinhando a importância dos “poderes públicos” estarem “ao lado” das “instituições da sociedade”.

“Só a colaboração exemplar entre comunidades, autarcas e poder central, através dos organismos da Segurança Social” tornará possível obviar e enfrentar as “dificuldades sociais que se avizinham”, indicou Marco António Costa, citado pelo jornal diocesano, ‘Folha do Domingo’.

O Centro Paroquial de Quarteira reforçou a sua resposta social com a inauguração da Creche “Três Pastorinhos”, no sítio das Pereiras, que, segundo a Câmara de Loulé, “vem dar resposta a uma das mais prementes necessidades daquela que é uma das freguesias do país com mais elevada taxa de natalidade”.

A nova valência tem capacidade para 48 crianças entre os cinco e os 36 meses e servir também as freguesias vizinhas de Almancil, São Clemente e São Sebastião de Loulé.

Os autarcas presentes destacaram o “trabalho notável” de 40 anos do pároco de Quarteira, o padre Elísio Dias, em prol da freguesia.

O novo equipamento, que emprega três educadoras, seis auxiliares, uma cozinheira, uma coordenadora e uma técnica, teve um custo total de 335 mil euros, comparticipado pela Segurança Social, através do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais em 180 mil euros, e pela Câmara de Loulé em 155 mil euros.

FD/SM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top