Dominicanos evocam efeméride com programa religioso e cultural
Lisboa, 02 dez 2011 (Ecclesia) – O ator e encenador Luís Miguel Cintra vai ler a 21 de dezembro, em Lisboa, o sermão de Antonio de Montesinos em defesa dos índios, no âmbito das comemorações do quinto centenário da pregação do religioso dominicano espanhol.
No quarto domingo do Advento de 1511 o frei Montesinos pregou um sermão na ilha de Santo Domingo de La Hispaniola, atual República Dominicana e Haiti, em que defendeu os direitos dos Índios, recorda uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela Ordem dos Pregadores (Dominicanos).
“Com que direito e com que justiça tendes estes índios em tão cruel e horrível servidão? Com que autoridade fizestes tão detestáveis guerras a estas gentes que estavam nas suas terras, mansas e pacíficas, onde consumistes um número infindável delas com mortes e estragos nunca ouvidos?”, interrogou o frade.
A prédica que colocou em causa as práticas dos colonizadores foi recolhida pelo frei espanhol Bartolomeu de Las Casas, tendo-se tornado no “grande testemunho de uma Igreja perto dos pobres e dos indefesos, abrindo uma dimensão profética da justiça e paz”, refere a nota.
“Que cuidado tendes em que sejam doutrinados e conheçam o seu Deus e criador, sejam batizados, oiçam missa, guardem as festas e domingos? Estes não são homens? Não têm almas racionais? Não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Não entendeis isto?”, questionou o religioso.
O programa evocativo organizado pelos Dominicanos começa com um retiro de Advento, marcado para 17 de dezembro, das 9h30 às 18h00, dedicado ao tema “Por caminhos da justiça e da verdade”.
O encontro inclui as conferências “É pela sede que se aprende a água? – O paradoxal caminho das Bem-aventuranças”, pelo padre José Tolentino Mendonça, e “O Sermão de Montesinos, hoje, aqui e agora: algumas perguntas, desafios e tarefas”, com o frei dominicano Rui Grácio.
Na missa celebrada a 18 de dezembro vai ser distribuído um pequeno livro com o texto do religioso espanhol e no dia 19, pelas 21h00, exibe-se “También la lluvia”, de Icíar Bollaín, nomeado para representar Espanha na corrida ao Óscar de melhor filme estrangeiro de 2011, que faz alusão à pregação.
Os cinco séculos do sermão, que ocorrem a 21 de dezembro, vão ser assinalados nesse dia com a leitura do texto pelo ator e encenador Luís Miguel Cintra, intervalada com peças de canto gregoriano alusivas ao Advento.
As iniciativas, que têm entrada livre gratuita, exceto o retiro, que requer inscrição e pagamento de 15 euros, decorrem no mosteiro de São Domingos, localizado na Rua João de Freitas Branco, 12.
SNPC/RJM