D. Jacinto Botelho destaca importância da ação de proximidade e solidariedade
Lamego, Viseu, 21 nov 2011 (Ecclesia) – O administrador apostólico da diocese de Lamego, D. Jacinto Botelho, apelou este domingo à presença de “cristãos conscientemente comprometidos” na sociedade, diante da crise que afeta o país.
“A crise que enfrentamos reclama uma proximidade e solidariedade a que ninguém pode ficar indiferente. Vivem ao nosso lado, muito mais perto do que imaginamos, os que merecem a nossa particular atenção que são todos afinal”, disse, na homilia da celebração do Dia da Igreja Diocesana, enviada à Agência ECCLESIA.
O prelado defendeu uma “evangelização realizada através da caridade e do testemunho da pobreza cristã”, sem a qual “o anúncio do Evangelho – e este anúncio é a primeira caridade – corre o risco de não ser compreendido ou de afogar-se naquele mar de palavras que a atual sociedade de comunicação diariamente nos apresenta”.
A celebração aconteceu um dia após a nomeação, por Bento XVI, do novo bispo de Lamego – D. António Couto, de 59 anos, até agora auxiliar de Braga – , substituindo no cargo D. Jacinto Botelho, na diocese desde o ano 2000, o qual apresentara a sua renúncia ao Papa por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico (75 anos), em 2010.
“Saúdo com muita amizade e especial afeto o Senhor o Senhor D. António José da Rocha Couto que Sua Santidade Bento XVI nomeou para Bispo de Lamego, por quem desde já prometemos rezar”, disse D. Jacinto Botelho, na sé diocesana.
A tomada de posse do novo bispo está marcada para o dia 29 de janeiro de 2012.
OC