Mensagem do Papa destaca ocasião de encontro e debate entre crentes e não crentes
Lisboa, 16 nov 2011 (Ecclesia) – O ‘Pátio dos Gentios’, estrutura do Vaticano para o “diálogo entre crentes e não crentes” promoveu entre segunda e terça-feira um encontro na Albânia, considerado pelo Papa como “uma preciosa ocasião de encontro e debate”.
Na mensagem de Bento XVI, enviada através do seu Secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, faz-se um convite ao mundo laico para uma caminhada conjunta “em direção à verdade”.
O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, que organizou o evento, disse em entrevista que o ‘Pátio’ “não tem qualquer pretensão de obter conversões nem inversões de caminhadas existenciais por parte de ninguém”.
“A única aspiração é propor um diálogo que evite o vazio, os estereótipos, a banalidade”, acrescentou.
Na capital albanesa, noticia a Rádio Vaticano, professores e parlamentares discutiram sobre as “dimensões espirituais da sobrevivência da identidade albanesa”, bem como sobre a religião durante os tempos do “ateísmo comunista”.
O cardeal Ravasi definiu o encontro como “uma festa dos jovens e das religiões”, modelo que tenciona propor noutras ocasiões.
Os jovens propuseram maior atenção aos “não praticantes, ou seja, pessoas indiferentes que não se reconhecem nem como crentes nem como não crentes”.
‘Em que acredita quem não é crente’ foi o tema de debate proposto na Universidade Europeia de Tirana.
OC