Lisboa, 14 nov 2011 (Ecclesia) – O bispo presidente da nova Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização lançou este sábado um apelo ao rejuvenescimento da Igreja Católica e ao aprofundamento da Bíblia.
A Igreja deve ser “jovem, leve e bela”, para que as pessoas que não lhe pertencem “lutem por entrar nela”, afirmou D. António Couto em Viseu, citado pelo Gabinete de Informação da diocese.
A intervenção do biblista centrou-se em alguns documentos essenciais para os católicos no que se refere à Bíblia, como a constituição ‘Dei verbum’, aprovada durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), e a exortação ‘Verbum Domini’, assinada em 2010 pelo Papa Bento XVI.
Na sessão integrada no percurso com vista ao Sínodo, que a diocese viseense empreende até 2015, o prelado, um dos bispos auxiliares de Braga, lembrou a biografia de alguns santos, que qualificou de “ícones da Palavra”, concluindo que a Bíblia “tomou conta das suas vidas”.
D. António Couto pediu aos 400 animadores dos grupos sinodais presentes no encontro intitulado ‘A Palavra de Deus na Missão da Igreja’ que passem “da palavra à ação”, tendo acrescentado que o anúncio da mensagem cristã “de modo feliz, apaixonado, ousado, pobre, despojado, próximo e dedicado” é tarefa de todos os fiéis.
Na abertura da jornada, o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, referiu que a iniciativa se destinava a propor “novos métodos, novo vigor e novos caminhos para atuar, viver e realizar a missão” de evangelização.
GI/RJM