Benim: Visita de Bento XVI encarada como ocasião de «transformação» social

Programa completo da segunda viagem do Papa a África

Lisboa, 16 nov 2011 (Ecclesia) – A viagem de Bento XVI ao Benim, entre sexta-feira e domingo, está a ser encarada pela Igreja local como uma ocasião de “transformação” social.

O Papa alemão visita pela primeira vez aquele país, com o intuito de entregar aos bispos africanos as conclusões da II Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, realizada de 4 a 25 de outubro de 2009 no Vaticano, com o tema ‘A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz’.

Em declarações prestadas à agência Rome Reports, o secretário do Conselho Pontifícioda Cultura, originário daquela nação, considera que “será um momento muito importante” para o Benim e todo o continente africano.

“Depois de o primeiro sínodo que definiu a Igreja em África como uma família de Deus, este segundo vai levar-nos a lutar pela transformação da sociedade” realça D. Barthélemy Adoukonou.

O sacerdote destaca ainda que os preparativos para a receção a Bento XVI estão a decorrer num clima de “muita esperança” e que o Governo “fez de tudo” para facilitar esta iniciativa.

Trata-se da terceira vez que um Papa visita o Benim, depois de João Paulo II ter ali estado em duas ocasiões .

Num universo de cerca de 9 milhões de habitantes, a religião católica é atualmente a mais representada naquele país, contando com mais de dois milhões e meio de fiéis.

A próxima visita de Bento XVI será a segunda viagem do atual Papa a África, após a que realizou aos Camarões e Angola, em março de 2009.

A viagem representará também uma oportunidade para o Papa recordar o cardeal do Benim, D. Bernardin Gantin, decano emérito do colégio cardinalício, falecido a 13 de maio de 2008, aos 86 anos de idade.

O cardeal Gantin foi o primeiro bispo africano chamado por um Papa – Paulo VI – para assumir cargos de responsabilidade na Cúria Romana.

Programa completo

(Hora loca, menos uma em Lisboa)

18 de novembro

09h00 – Partida de Roma para Cotonou, Benin

15h00 – Cerimónia de boas-vindas no aeroporto internacional de Cotonou. Discurso do Papa.

16h30 – Visita à Catedral de Cotonou. Discurso do Papa.

19 de novembro

07h30 – Missa privada

09h00 – Encontro com os membros do governo, os representantes das instituições da República, o corpo diplomático e os representantes das principais religiões no palácio presidencial. Discurso do Papa.

09h50 – Visita de cortesia ao presidente da República

11h15 – Visita ao túmulo do cadeal Bernardin Gantin na capela do Seminário S. Gall em Ajudá (Ouidah). Encontro com os sacerdotes, os seminaristas, os religiosos e os fiéis leigos no pátio do Seminário. Discurso do Papa.

12h15 – Visita à basílica da Imaculada Conceição de Maria de Ajudá e assinatura da exortação apostólica pós-sinodal. Discurso do Papa.

17h00 – Visita ao foyer “Paz e alegria” das Missionárias da Caridade junto à paróquia de S. Rita em Cotonou. Encontro com as crianças. Discurso do Papa.

18h45 – Encontro com os bispos do Benim na nunciatura apostólica. Discurso do Papa.

20 de novembro

09h00 – Missa no “Stade de l’amitié” de Cotonou. Entrega da exortação apostólica pós-sinodal aos bispos da África. Recitação do Angelus. Homilia, intervenção e saudação do Papa.

12h15 – Almoço com os membros do Conselho Especial para a África da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos

16h00 – Cerimónia de despedida no aeroporto internacional de Cotonou. . Discurso do Papa.

16h30 – Partida para Roma, Itália

22h00 –  Chegada ao aeroporto de Roma – Ciampino

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR