Índia: Associação humanitária denuncia «campanha de calúnias» contra cristãos e muçulmanos

Lisboa, 04 nov 2011 (Ecclesia) – A associação “All Índia Christian Council” (AICC), organização de defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, denunciou hoje a intensificação de uma “campanha de calúnias contra as comunidades cristãs e muçulmanas”.

Numa nota publicada pela Rádio Vaticano, o secretário-geral da AICC responsabiliza o presidente do Partido Nacionalista Hindu “Bharatiya Janata Party” por esta situação, considerando que, por trás da atuação de Subramaniam Swamy, está a oposição à chamada “lei para a prevenção da violência intercomunitária”.

John Dayal considera a lei “mais do que necessária” num país em que, “nos últimos 10 anos se verificaram mais de 6 mil episódios de violência” cometidos contra minorias religiosas como cristãos, muçulmanos e dalits.

Alerta depois para a possibilidade desta campanha recolher “novos consensos”, uma vez que é apoiada por dirigentes políticos ligados a “extremistas hindus”, que agora “se apresentam como moderados” mas que querem “transferir para o Estado as lógicas do comunitarismo”.

Esta ideologia, nascida no final do século XX, coloca em causa a liberdade individual – seja religiosa, social ou política – em nome das normas partilhadas na comunidade.

Atualmente, cerca de 80 por cento da população indiana professa a religião hindu, 13 por cento é muçulmana e pouco mais de 2 por cento pratica o cristianismo.

RV/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR