domingo, dia 6 de novembro – Em dias conturbados de cortes de salários, desemprego e crise o programa Ecclesia foi saber a opinião dos jovens do Movimento Católico de Estudantes e da Juventude Operária Católica… Ainda neste domingo a Igreja Católica dá início à semana de oração pelos seminários e é com o padre Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que ficamos a conhecer melhor a temática a refletir nesta semana.
segunda-feira, dia 7 de novembro – Formar na fé, vivendo no seminário e tendo como referência o sacerdócio… É assim que o padre João Alves, reitor do seminário Santa Joana Princesa, em Aveiro, descreve nesta noite como é a vida dos 9 seminaristas, entre os 16 e 19 anos.
terça-feira, dia 8 de novembro – O seminário menor de São José, em Faro, na diocese de Algarve, manifesta a preocupação de acompanhar e formar jovens que no futuro sejam homens de serviço. Ordenado há três anos, agora prefeito nesta instituição, o padre Pedro Manuel recorda o seu percurso enquanto seminarista e aponta os desafios de acompanhar 13 jovens em discernimento vocacional.
quarta-feira, dia 9 de novembro – No seminário maior de Évora 20 seminaristas vindos do Algarve e também de Cabo Verde juntam-se aos eborenses para um tempo de estudo mas também de discernimento e acompanhamento vocacional. O reitor desta instituição, o padre Vicente Moreno, fala da importância de uma formação humana que ajude os sacerdotes a serem pastores.
quinta-feira, dia 10 de novembro – É no seminário de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende, na diocese de Lamego, que encontramos o sacerdote Miguel Peixoto. Há dois anos era seminarista, hoje integra a equipa formadora de uma casa que acolhe 18 jovens dispostos a um caminho de acompanhamento vocacional.
sexta-feira, dia 11 de novembro – Cultivar a mente, o espírito e os relacionamentos humanos são pilares na formação do seminário menor de São José, em Viseu. Uma experiência de 13 anos na formação de sacerdotes indica ao padre António Jorge Almeida, reitor desta casa, a importância de múltiplos saberes no acompanhamento vocacional de futuros sacerdotes.