Lisboa: Cardeal-patriarca recebe arcebispo iraquiano

D. Louis Sako, responsável pela diocese de Kirkuk, passa 10 dias em Portugal

Lisboa, 03 nov 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa recebe hoje em audiência o arcebispo de Kirkuk (Iraque), D. Louis Sako, que se encontra em Portugal até dia 13, a convite da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Para além do encontro com D. José Policarpo, o arcebispo iraquiano vai estar no início da próxima assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, segunda-feira, em Fátima, anuncia a AIS em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

D. Louis Sako, foi convidado pela Fundação AIS para “dar testemunho do dia-a-dia no Iraque, onde a minoritária comunidade cristã tem vindo a ser perseguida, ostracizada e forçada a abandonar o seu país sob a quase indiferença do mundo ocidental”.

“O arcebispo dos caldeus de Kirkuk tem-se notabilizado pela forma empenhada como tem procurado promover o diálogo e a reconciliação no Iraque, ao mesmo tempo que tem denunciado a agressividade dos fundamentalistas islâmicos contra a minoria cristã”, acrescenta a Fundação católica.

Centenas de cristãos reuniram-se na tarde da última segunda-feira na catedral de Nossa Senhora da Salvação, em Bagdad, para uma missa em sufrágio pelas 44 pessoas mortas no atentado ocorrido há um ano, na mesma catedral.

A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre vai dedicar a campanha de Natal deste ano aos cristãos perseguidos no Iraque, onde o número de fiéis passou de 850 mil para 300 mil em apenas oito anos.

Uma realidade que a organização católica apelida de “genocídio”, no seu último relatório sobre o Iraque, em que pergunta – ‘Haverá lugar para os cristãos?’.

O documento dá conta dos casos de violência, rapto e morte que “quase todos os dias” chegam aos ouvidos da AIS, e denuncia as “fugas em massa, de famílias que se escondem”.

O projeto da AIS dá prioridade à sobrevivência de milhares de famílias que tiveram de fugir de cidades como Bagdad, Mossul e Bassorá para procurarem refúgio noutros pontos do Iraque ou em países limítrofes.

A primeira conferência de D. Louis Sako realiza-se esta tarde, na igreja do Santíssimo Sacramento, no Chiado, Lisboa, a partir das 17h00.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR