Papa recebeu no Vaticano representantes religiosos que participaram na jornada de diálogo pela paz, naquela cidade italiana
Cidade do Vaticano, 28 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI acredita que o encontro inter-religioso desta quinta-feira, na cidade italiana de Assis, mostrou ao mundo que os diversos líderes religiosos têm um “desejo genuíno” de paz.
“Tenho a certeza que este encontro serviu para demonstrar que o nosso desejo pelo bem da humanidade é genuíno e que temos muito para partilhar uns com os outros”, referiu hoje o Papa, durante uma audiência concedida a todos os participantes, no Vaticano.
De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, cerca de 300 representantes religiosos tiveram a oportunidade de fazer um pequeno balanço da iniciativa que, tal como fez João Paulo II há 25 anos atrás, consistiu num “dia de reflexão, diálogo e oração pela justiça e paz no mundo”.
Depois de elogiar a “visão” de Karol Wojtyla, o Papa mostrou-se satisfeito pelo facto da herança de Assis continuar viva através de “homens e mulheres de diversas religiões, que testemunham juntos que a jornada do espírito é sempre uma jornada de paz”.
“Que esta amizade possa continuar a crescer no meio de todas as religiões e entre homens e mulheres de boa vontade, em todo o mundo”, salientou.
Depois de uma palavra de agradecimento pela presença dos “irmãos cristãos” e de “representantes do povo judaico, particularmente próximo” da Igreja Católica, Bento XVI saudou todos os líderes religiosos em geral e deixou uma palavra especial para quem esteve em Assis, mesmo sem estar ligado a qualquer religião.
“O facto de partilharem esta peregrinação connosco é um sinal da sua vontade em trabalharem juntos por um mundo melhor”, sustentou.
A audiência no Palácio Apostólico terminou com o Papa a desejar que “todos tenham retirado forças desta experiência”, no sentido de continuarem a sua caminhada de “verdade e paz”.
Antes de abandonar o Vaticano, a comitiva ainda participou num almoço de confraternização, na companhia do Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcísio Bertone.
JCP