Lisboa, 27 out 2011 (Ecclesia) – «O Convento da Graça e os Eremitas de Santo Agostinho – Oito Séculos de História» é a temática da exposição a inaugurar, hoje, no Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras (diocese de Lisboa).
Com esta mostra pretende-se “apresentar a história do Convento da Graça, ou Convento de Nossa Senhora da Graça da Ordem dos Agostinhos Calçados de Torres Vedras, como era designado aquando da sua fundação e contar um pouco da história dos seus fundadores – os Eremitas de Santo Agostinho”, declara um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A exposição está dividida em três núcleos temáticos:“Ordem de Santo Agostinho em Torres Vedras”; “A História do Convento – da Idade Média ao século XXI” e “A Arquitetura do Convento da Graça e sua componente artística”.
O primeiro núcleo é reservado à Ordem Agostiniana e seus seguidores e inicia com a vida de Santo Agostinho e seus princípios espirituais, seguindo por uma breve história dos Agostinianos em Portugal e em Torres Vedras e pelo quotidiano destes frades e suas funções na comunidade torriense.
Os episódios históricos do Convento da Graça: a edificação de um primeiro edifício na Várzea Antiga durante a Idade Média, a construção do atual convento no século XVI, a conjetura sócio-histórica envolvente das épocas que antecederam a extinção das ordens religiosas e, consequentemente, o fim do Convento da Graça enquanto instituição religiosa e as sucessivas funções que assumiu desde o final do século XIX até aos nossos dias são narrados no segundo núcleo.
O terceiro núcleo foca a arquitetura do conjunto conventual e seu conteúdo artístico, características do edifício e seus espaços: convento, igreja e claustro, e as manifestações artísticas patentes em belíssimas criações de pintura, escultura e azulejaria.
LFS