Vaticano/Finanças: Economista Manuel Silva saúda apelo à reforma do sistema financeiro e monetário internacional

Responsável do Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz fala em documento de «leitura obrigatória»

Lisboa, 24 out 2011 (Ecclesia) – A economista portuguesa Manuel Silva, responsável do Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz (Igreja Católica), saudou hoje a publicação de uma nota do Vaticano “por uma reforma do sistema financeiro e monetário internacional”.

“O texto é de leitura obrigatória”, indica a especialista, a respeito do documento do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), apresentado esta manhã (ver notícia relacionado).

“O documento faz-se eco da grave situação mundial em que nos encontramos e reconhece como tarefa urgente a criação de uma autoridade pública para a regulação do sistema financeiro e monetário mundial. Defende-se que uma tal entidade resulte de uma negociação alargada entre todos os países e não surja por mero conluio entre os países mais ricos”, indica Manuel Silva.

A economista sublinha, em particular, as propostas para “tributação das transações financeiras associada à constituição de um fundo mundial de emergência para acudir às crises e promover o desenvolvimento”,“regulação da atividade bancária, incluindo o rigoroso controlo sobre os produtos financeiros” e “separação entre o crédito ordinário e o crédito para investimento”.

“O documento convoca os cidadãos e em particular os cristãos a darem a devida atenção à situação em que se encontra o mundo atual e à presente crise financeira que assume, cada vez mais, proporções mundiais e por isso requer uma urgente mudança da arquitetura financeira global, sendo certo que esta tem de ser concebida, tendo em conta o conjunto dos aspetos económicos, sociais, culturais e espirituais que moldam a vida das pessoas e dos povos”, conclui o comentário, publicado no blogue «A Areia dos Dias».

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR