D. Antonino Dias deixou apelos no Dia Mundial das Missões
Lisboa, 24 out 2011 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco assinalou este domingo o Dia Mundial das Missões recordando os religiosos e leigos que, ao longo da história, deram o seu contributo para a transformação da sociedade.
“Uns e outros são estímulo para todos nós e orgulho das suas comunidades de origem que assim manifestam a sua atenção ao mandato de Jesus Cristo de ir e anunciar”, afirmou D. Antonino Dias, durante a eucaristia que celebrou no concelho de Nisa.
Na sua homilia, publicada no site oficial da diocese, o prelado realçou que a Evangelização é “o fundamento” de toda a missão da Igreja, um trabalho que não passa apenas por “dar a conhecer a pessoa e a palavra de Jesus”.
“É também dar a conhecer as raízes da própria dignidade da pessoa e a força subversiva capaz de transformar a sociedade em comunidade fraterna e solidária. É libertar. É promover”, recordou.
Num mundo em que “continuam a ser muitas e variadas as formas de pobreza”, inclusivamente “a falta de formação cristã”, o bispo de Portalegre-Castelo Branco espera que o anúncio da Palavra de Deus continue a entusiasmar “homens e mulheres, jovens e adultos”.
Segundo D. Antonino Dias, “quem se encontra verdadeiramente com a Pessoa de Jesus Cristo não consegue viver sem partilhar esse dom e sem anunciar, pela palavra e pelo testemunho”.
Um espírito que o prelado quer ver reforçado na sua diocese, através do Sínodo que foi aberto no dia 5 de outubro e que tem precisamente como tema “O dom está em ti”.
JCP