Aveiro: Bispo quer «reafirmar valores da família cristã»

D. António Francisco dos Santos traçou prioridades pastorais a caminho do jubileu da diocese

Aveiro, 11 out 2011 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro elegeu a reabilitação da família cristã como o “grande desafio” pastoral deste ano, na sua diocese, sublinhando que o sacramento do matrimónio contribui para o “crescimento harmonioso da sociedade”.

“Constitui para nós um grande desafio reafirmar e viver os valores da família cristã, fazendo dela modelo e opção dos lares cristãos na nossa sociedade e sabendo que, a partir das família cristãs, a vida sorri de novo”, disse este domingo D. António Francisco dos Santos, na assembleia diocesana de lançamento do ano pastoral 2011-12.

Segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa da Diocese de Aveiro (GIDA), enviado à Agência ECCLESIA, a reunião teve como principal destaque a apresentação do tema que irá reger todo o trabalho da Igreja local, durante este período, “Igreja Diocesana, fraternidade de famílias, confirma a esperança”.

“Esta etapa constituirá em cada dia um convite à coragem das famílias”, salientou o prelado no Seminário de Aveiro, perante centenas de representantes dos dez arciprestados da diocese, dos diversos serviços, movimentos e congregações religiosas.

Um dos pontos altos do calendário pastoral de Aveiro está marcado para o próximo dia 20 de maio, no Colégio de Calvão, em Vagos, com a realização da “Festa da Família”.

Uma jornada festiva que pretende mobilizar as famílias cristãs para a importância que têm, na “evangelização” da sociedade e na resolução dos seus problemas sociais, económicos e espirituais.

“Às famílias pertence serem berço de vocações, abertas ao acolhimento, à generosidade e ao acompanhamento que o despertar e o crescer da vocação exigem”, lembrou o bispo de Aveiro.

A Igreja local cumpre este ano a sua quarta etapa pastoral, a caminho da celebração do jubileu da diocese, a celebração do seu 75º aniversário, marcada para 2013.

“Tem de ser um momento que nos une, congrega e faz experimentar a alegria de sermos Igreja em Aveiro, a viver a comunhão e a missão. Deve ser um tesouro de graça” exortou D. António Francisco dos Santos.

GIDA/JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top