Indonésia: Bento XVI pede respeito pela liberdade religiosa

Papa recebeu grupo de bispos católicos no Vaticano

Cidade do Vaticano, 07 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje ao respeito pela liberdade religiosa na Indonésia, pedindo o “direito de ser plena e autenticamente católicos” para os membros da Igreja.

“A liberdade de viver e pregar o Evangelho nunca pode ser dada por descontada e deve ser sempre apoiada com justiça e paciência”, disse o Papa, no Vaticano, a um grupo de bispos do país asiático, com 230 milhões de pessoas, 90% das quais muçulmanas.

Num discurso publicado pela Santa Sé, Bento XVI frisou que a liberdade religiosa é mais do que “estar livres de vínculos externos”.

Aos líderes católicos, o Papa pediu um contributo para o “bem comum, anunciando o Evangelho como uma boa nova para todos”.

“Isto não só contribuirá para a vitalidade espiritual da Igreja, mas também reforçará a sociedade indonésia, promovendo aqueles valores tão apreciados pelos indonésios: unidade, tolerância e justiça para todos os cidadãos”, observou.

Nesse sentido, Bento XVI agradeceu o compromisso de padres e leigos nos vários setores de ação da Igreja na Indonésia, país de que falou como as “ilhas da presença de Cristo”.

Em conclusão,

Por fim, o Papa incentivou os bispos a promover e sustentar o diálogo inter-religioso que considerou “decisivo” numa nação marcada pela diversidade cultural e de credos.

No último dia 25 de setembro, um ataque suicida contra uma igreja protestante provocou um morto na ilha de Java, Indonésia, e vários feridos.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top