África: Papa apela à ação da comunidade internacional contra a fome

Vaticano vai apresentar ponto da situação sobre a situação no nordeste africano, denunciando «genocídio silencioso»

Cidade do Vaticano, 06 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou esta quarta-feira à comunidade internacional para que envie “ajudas concretas” aos milhões de pessoas que passam fome no chamado Corno de África.

“Não cessam de chegar notícias dramáticas acerca da escassez que afeta a região do Corno de África. Renovo o meu chamamento à comunidade internacional para que continue a ajudar estes povos e peço a todos que ofereçam as suas orações e ajudas concretas a tantos irmãos e irmãs tão duramente afetados”, afirmou o Papa.

Perante cerca de 40 mil pessoas que assistiam na Praça de São Pedro à audiência pública semanal, Bento XVI salientou a situação das crianças que “todos os dias morrem nessa região devido a doenças e falta de água e comida”.

Mais de 13 milhões de pessoas que vivem nos quatro países da região (Etiópia, Quénia, Somália, Djibuti), afetada pela seca mais grave em várias décadas, precisam de ajuda humanitária, segundo a ONU.

Para D. Silvano Tomasi, representante da Santa Sé junto dos organismos especializados da ONU em Genebra, Suíça, este é um “genocídio silencioso”, porque a fome “leva milhares e milhares de pessoas a caminhar rumo à sobrevivência, mas muitos morrem na estrada”.

Este responsável pede “maior coordenação” na comunidade internacional para fazer chegar as ajudas a quem delas necessita.

Na sexta-feira, responsáveis dos organismos católicos de solidariedade e ajuda humanitária vão reunir-se no Vaticano para fazer um ponto da situação sobre as necessidades e a ação desenvolvida nos últimos meses, face à crise no Corno de África.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top